Blumenau ganha mais um atrativo turístico: a Ponte dos Arcos que foi revitalizada

Foto: Marcelo Martins

Estrutura histórica da cidade ganhou nova pintura, mobiliário urbano, além de guarda-corpos mais seguros para contemplação da paisagem.

Uma das pontes mais antigas do município que cortam o Rio Itajaí-Açu, está totalmente revitalizada e entregue a comunidade blumenauense. Cartão postal icônico da cidade a Ponte Eng. Antonio Vitorino Ávila Filho, popularmente conhecida como Ponte dos Arcos, ganhou nova pintura, mobiliário urbano, além de guarda-corpos mais seguros para contemplação da paisagem.

“Para nós é uma enorme satisfação recuperar esta estrutura histórica da cidade, mas também humanizar a ponte, para que com ela revitalizada possamos atrair mais pessoas para este cartão postal de Blumenau, dando a ela o devido valor legítimo que ela merece”, analisa o prefeito Mário Hildebrandt.

Embora tenha sido inaugurada em 1951, somente três anos mais tarde que a Ponte dos Arcos foi ativada para uma viagem de trem até a estação em Itajaí, com a ilustre presença do então Presidente da República João Café Filho.

Além da sua importância histórica para Blumenau nos tempos da estrada férrea, décadas mais tarde, o acesso foi adaptado para comportar veículos, sendo até hoje um acesso importante entre os bairros Vorstadt e Ponta Aguda. A ponte possui 160 metros de comprimento, com três arcos atarantados de 41,65 metros cada um e leva o nome em homenagem ao engenheiro Antonio Vitorino Ávila Filho que muito batalhou para a realização da construção.

Teremos mais um atrativo turístico para nossa cidade, agora todos poderão apreciar o rio e o local que abrigou uma importante rota ferroviária, em lugar que está totalmente renovado e revitalizado. Esta entrega mostra, o quanto estamos investindo em Blumenau, no crescimento da nossa cidade, preservando ao mesmo tempo a nossa história, que é tão importante”, ressalta o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

A temática utilizada na pintura da ponte levou em conta a mistura das cores. “Através das cores foi pensado em expressar luzes em movimento, simbolizando todos os tipos de meio de transporte, sem esquecer-se dos trilhos do trem, representado aqui na pintura por estas linhas brancas”, analisa o secretário de planejamento urbano, Éder Boron.

A revitalização da Ponte dos Arcos contou com um investimento de R$ 912 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Blumenau. A pintura da estrutura contou com a parceria do Movimento Tudo de Cor, uma iniciativa da Tintas Coral que já contribuiu com a revitalização de vários pontos no Brasil, inclusive em Blumenau, na Cachoeira de Concreto.

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem