Defesa Civil determina desocupação permanente das três casas em área de risco na Rua Germano Grosch, Morro do Coripós

Foto: Divulgação/PMB

Priorizando as questões da segurança, a Prefeitura de Blumenau, por meio das secretarias de Defesa Civil e Desenvolvimento Social e da Procuradoria Geral, definiu que as famílias residentes nas três casas situadas na Rua Germano Grosch não retornem às suas residências, pois o local que antes era considerado como uma área de risco, agora passa a ser um local inseguro para a moradia.

As famílias foram informadas pela Defesa Civil e pela Semudes nesta sexta-feira, dia 10, sobre a necessidade da desocupação permanente dos imóveis por falta de segurança. Inclusive as edificações em um prazo de 15 dias serão demolidas pelo município.

Conforme a avaliação da Diretoria de Geologia, não está descartada a possibilidade de novos episódios de deslizamentos como o registrado na última semana e como em 2008, quando o talude cedeu até atingir as vias jusantes, neste caso, as ruas Netuno e Ursa Maior.

No caso da Rua Netuno, a via ainda conta em parte com uma contenção implantada pelo município nos últimos anos, e que ajudou a frear a velocidade dos detritos na hora do deslizamento. Entretanto, as últimas casas da via seguem em monitoramento pela Defesa Civil, embora não estejam interditadas.

“É nosso papel resguardar a vida humana e determinar que a comunidade busque moradia em locais seguros e livres de áreas que possam colocá-las em risco. Hoje, a situação das três casas na Rua Germano Grosch nos preocupa a ponto de determinarmos pela demolição das mesmas para que não ocorra mais habitação nesse local”, avalia o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.

Quanto às famílias residentes das três casas da Rua Germano Grosch a Semudes está acompanhando-as com atendimento técnico e foram encaminhadas para acesso aos benefícios assistenciais, como a Renda Cidadã e Vulnerabilidade, além do Aluguel Social da Política de Habitação.

A Semudes orienta que as pessoas que foram atingidas pela enchente ou deslizamentos e têm laudo da Defesa Civil podem procurar a secretaria para atendimento e avaliação de acesso aos benefícios. O contato pode ser feito pelo telefone 3381-6604.

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads