Resgate histórico: assinada ordem de serviço para contratação de projeto do antigo porto de Blumenau

Foto: Arquivo Histórico Blumenau

Projeto prevê implantação de mobiliário urbano, arquibancadas, deques, além de acessibilidade, paisagismo, playground, iluminação pública e acesso ao rio por meio de rampas e escadarias

O prefeito Mário Hildebrandt assinou nesta terça-feira, dia 30, a ordem de serviço para contratação do projeto do Antigo Porto. A Prefeitura de Blumenau almeja com o projeto resgatar a área que faz parte do Centro Histórico da cidade, humanizando o ambiente.

A empresa responsável terá a incumbência de desenvolver os projetos urbanísticos e complementares do Antigo Porto. Para isso, a proposta é com a revitalização do espaço proporcionar mobiliário urbano, arquibancadas e deques. A ideia também é oferecer acessibilidade, paisagismo, playground, iluminação pública, além do acesso ao rio por meio de rampas e escadarias.

De acordo com o prefeito, Blumenau tem uma relação estreita com o rio e temos de fortalecer esses vínculos históricos. “Foi por este rio que os primeiros imigrantes navegaram até aportar aqui na Colônia, e nesta margem aqui do Antigo Porto se começou a civilização da Blumenau que hoje conhecemos. Por isto a importância em resgatar e dar vida a este espaço”, analisa.

“Estamos confiantes no potencial turístico do Antigo Porto para agregar ainda mais valor ao Centro Histórico, tornando este espaço mais uma área de convívio social e de contemplação ao rio”, avalia o secretário de planejamento urbano, Éder Boron. 

O investimento na contratação do projeto é de R$ 209.333,18, com recurso viabilizado pelo Fundo do Conselho de Planejamento Urbano (Coplan). O prazo vigente do contrato é de cinco meses.


José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem