Celebrações dos 200 anos da imigração alemã têm mais de 100 eventos em Blumenau

Foto: Eraldo Schnaider

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), apresentou nesta segunda-feira, dia 11 de março, a programação oficial dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. O prefeito Mário Hildebrandt, a vice Maria Regina de Souza Soar, autoridades municipais e integrantes do segmento cultural prestigiaram o evento realizado no Salão Nobre Prefeito Evelásio Veira. A agenda com mais de 100 eventos foi elaborada em parceria com a Comissão Municipal do Bicentenário e entidades que atuam na cidade.

Na solenidade de lançamento, o secretário municipal de Cultura Sylvio Zimmermann Neto citou os parceiros envolvidos na elaboração da agenda festiva e algumas programações previstas para este ano, entre elas a publicação às quintas-feiras do  Memória Digital Especial 200 anos da Imigração Alemã . Os textos históricos e a foto do momento serão registrados no perfil da SMC no Instagram (@culturablumenau).

O secretário mencionou o hotsite da Agenda Alemã no Brasil, uma plataforma on-line criada pelo Instituto Martius-Staden em parceria com o governo da Alemanha em homenagem aos 200 anos da imigração. O site reúne a programação cultural relativa ao bicentenário de forma dinâmica, moderna e atualizada. “O objetivo é apresentar uma ampla programação nacional e internacional com pluralidade e diversidade. A agenda permanece aberta para a inclusão de novas atividades”, destacou o secretário.

O site oferece informações adicionais, como vídeos curtos sobre temas históricos e atuais, textos sobre as relações entre o Brasil e os países falantes do idioma alemão, bem como documentos históricos do arquivo do Instituto Martius-Staden. Tudo isso com o intuito de divulgar os 200 anos da imigração, bem como de apresentar as atuais relações entre esses países. Interessados em contribuir gratuitamente com os eventos poderão acessar https://www.agendaalema.org.br/QuemSomos.aspx.

Programação

O secretário destacou a "Circulação do Espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa" - Trip Teatro/PIC SC, dia 17 de março, às 10h, no Museu da Cerveja, a Festa de Abertura da Gincana da Cidade de Blumenau e Prova Oficial, dia 22 de março, às 10h, na Rivage, a 26ª Maratona Internacional de Blumenau, dia 24 de março, com largada às 6h, na Praça Hercílio Luz - Monumento aos Imigrantes (Centro Histórico), e o Ensaio Aberto Banda Municipal de Blumenau, no dia 28 de março, às 14h30min, no Mausoléu Dr. Blumenau. Alguns desses eventos são recorrentes ao longo do ano e podem ser consultados no link com a programação completa - https://docs.google.com/document/d/1G7lGvaFtx2GNpaHTuquEtRal5xev48LiG7HFVmHVXtU/edit.

Durante a solenidade, o prefeito comentou que a cidade é marcada pela história da imigração. “Junto com eles vieram valores indispensáveis para nosso dia a dia. Mas a grande característica que veio dos nossos antepassados é a resiliência, pois eles superaram desafios para transformar uma cidade como Blumenau", afirmou.

Entre as ações previstas, ainda sem data definida, constam a inauguração do painel sobre os 200 anos da imigração, do artista Luiz Bernardes, uma sessão solene especial na Câmara de Vereadores e o lançamento do edital da Rota de Arte Urbana com tema imigração. “Celebrar 200 anos da imigração alemã no Brasil significa manter vivas a nossa gratidão e a memória daqueles que deixaram a sua pátria mãe para fincar raízes numa nova pátria”, comentou a diretora do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, Sueli Petry. “Aqui chegaram, passaram por várias vicissitudes, mas não esmoreceram. A sua contribuição no processo civilizatório do Brasil, quer na indústria, comércio, social e cultural são legados de valor inestimável”, concluiu.

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads