Festa do esporte, vitória da inclusão na abertura dos Parajasc 2024

 

Foto: Marcelo Martins

Festa do esporte, vitória da inclusão  esse foi o tema da Cerimônia Oficial de Abertura da 17ª edição dos Jogos Paradesportivos  de Santa Catarina (Parajasc), realizada na noite desta quarta-feira, dia 29, no setor 4 do Parque Vila Germânica. O ato foi conduzido  do início ao fim com o protagonismo de  paratletas do Estado. 

Além de paratletas, professores, técnicos e dirigentes esportivos, se fizeram presentes no evento o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, da secretária Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Cristina Gomes de Araújo Daniel, da secretária Municipal de Educação, Sonia Cipriani, do secretário Municipal do Esporte Sérgio Vieira Galdino, do presidente da Fundação Catarinense do Esporte, Freibergue Nascimento.

Já na abertura os paratletas Eduardo Cividini, de Arroio Trinta, e Fabiane silva Ferraz da Conceição executaram o Hino Nacional, em seguida nos telões, um vídeo trouxe depoimentos de superação por meio do esporte  de diversas pessoas com deficiência que compõem o Programa de Paradesporto de Blumenau. Na sequência, Andreia Porfirio, da bocha paralímpica, e Gabriel Eduardo, do Paradesporto Escolar, apresentaram os 71 municípios participantes do Parajasc 2024. A execução dos hinos  do  Estado de Santa Catarina e  do município sede dos jogos Blumenau, encerraram a primeira parte  da cerimônia. 

A segunda parte foi carregada de emoção, a protagonista desse momento foi Bruna Cristina Gomes de Araújo Daniel, primeira pessoa com deficiência a ocupar um cargo de secretária Municipal, na primeira pasta dedicada ao Paradesporto e a inclusão em Santa Catarina. 

“Sim é possível uma pessoa com deficiência  participar de um evento esportivo, é possível sim uma pessoa com deficiência se sentir pertencente socialmente por meio do esporte. Blumenau é uma cidade que acolhe, cuida e que  trabalha incansavelmente para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirmou.  

Coube a Suzana Nahirnei, representando todos os paratletas, fazer o  esportivo. Lucas Hansen, Fernanda Vogt, Suelen Aguiar, Vinicius Soares e conduziram em revezamento o fogo simbólico, entregando a tocha para José Alexandre Martins da Costa que acendeu a pira  e fechou com chave de ouro esse momento histórico.

Para o prefeito Mário Hildebrandt Blumenau se alegra em sediar a 17ª edição do Parajasc. “Como chefe de executivo quero afirmar que a cidade de Blumenau se alegra em receber o Paradesporto catarinense na cidade de Blumenau. Nós acreditamos na inclusão e na transformação social por meio do esporte para pessoas com deficiências não só no discurso mas  com políticas públicas práticas. A única Secretaria de Inclusão e Paradesporto de Santa Catarina é de Blumenau”.

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads