Foto/Marcelo Martins |
Blumenau publicou um decreto, que regulamenta o Desfile de 7 de Setembro, na rua XV de Novembro, e estabelece novas diretrizes durante a comemoração da Independência do Brasil. O documento foi assinado pelo prefeito Mário Hildebrandt (PL).
Entre as principais medidas estabelecidas pelo decreto, estão a proibição de manifestações escritas ou verbais de caráter político, eleitoral ou qualquer outro tema não relacionado diretamente à data comemorativa. Além disso, o uso de sistemas de sonorização volante está proibido, assim como demonstrações ou evoluções que possam comprometer a segurança dos presentes e interromper a marcha do desfile, a não ser que previamente autorizado pela organização.
O objetivo é garantir que o desfile aconteça de maneira ordeira, segura e sem atrasos, proporcionando ao público uma experiência satisfatória. Participarão do evento órgãos e instituições públicas civis e militares, bandas de fanfarra, Centros de Educação Infantil, escolas, universidades públicas e privadas, além de entidades e associações culturais, assistenciais ou confessionais, e grupos de escoteiros.
O decreto também define a ordem dos desfiles em blocos: o primeiro será composto por órgãos militares e suas organizações derivadas, como a Polícia Militar e o Exército; o segundo bloco incluirá órgãos e instituições de ensino; o terceiro grupo será formado pelos órgãos civis e militares de Segurança Pública, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil; e o último bloco será composto por entidades culturais, assistenciais e confessionais, bandas de fanfarras e grupos de escoteiros.