Cãominhada: um dia de afeto e conscientização pelo bem-estar animal em Blumenau

Foto/Marcelo Martins/Divulgação

Neste domingo, dia 27, ocorreu a 30ª Cãominhada de Blumenau. O encontro foi marcado pela grande presença de público, cerca de 2 mil, entre tutores, expositores e demais visitantes.

A concentração teve início às 8h, no Boulevard Spaten Garten, do Parque Vila Germânica, onde ocorreu sorteio de brindes e exposição de produtos para pets, espaço para ONGs voltadas ao bem-estar animal, entre outras atividades.

Nesta edição o percurso foi de aproximadamente 1,5 km, começando na Rua João Pessoa, nos fundos do Boulevard Spaten Garten. De lá, os participantes seguiram pela Rua Itapiranga, cruzaram a Rua Humberto de Campos e continuaram pelas ruas Itapiranga, Dr. Léo de Carvalho, Dr. Max Tavares do Amaral e Zenaide Santos de Souza. O trajeto terminou na Rua Alberto Stein, em frente ao Boulevard Spaten Garten.

Todo o trajeto foi acompanhado pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT), que fez a gestão do trânsito para garantir uma caminhada segura para todos. Logo depois os participantes foram novamente ao Boulevard para aguardar os sorteios, socializar e visitar os estandes dos apoiadores.

“A causa animal sempre foi uma prioridade para mim, não só como gestor público, mas como cidadão que acredita na importância do cuidado, da proteção e do respeito aos nossos companheiros de quatro patas. Ver a Cãominhada chegar à sua 30ª edição com tanta participação e carinho da comunidade é algo que emociona. Este evento não é apenas um passeio: é uma manifestação de afeto, consciência e compromisso coletivo com o bem-estar animal.” destaca o prefeito de Blumenau Egidio Ferrari.

“Ver todas essas pessoas e seus cães aqui reunidos na 30ª Cãominhada é motivo de muita alegria para todos nós. Preparamos este dia com muito carinho, pensando no bem-estar dos animais e na convivência saudável entre os tutores. A cada edição, o evento cresce, e isso mostra o quanto Blumenau valoriza os momentos em família, incluindo os nossos amigos de quatro patas.” comenta o secretário de Turismo e Lazer Ulysses Kreutzfeld.

Cãominhada além dos sons

Entre patas, rabinhos e latidos animados, um cãozinho chamou a atenção, pequeno, albino e cheio de energia, Pudim encantou em sua estreia na Cãominhada. Mas o que ninguém imaginava é que ele não escuta absolutamente nada.

Recém-adotado por Lucas Pereira e Aline de Lucca, o pinscher albino tem apenas dois meses e foi diagnosticado com uma possível estenose congênita, um estreitamento nos canais auditivos desde o nascimento. A descoberta veio após os tutores notarem que o filhote não reagia a sons. Durante a otoscopia, foi confirmado que ele não ouvia por conta da má-formação nos dois ouvidos.

Mesmo com a condição, Pudim mostrou que deficiência não é sinônimo de limitação. “Tanto para o Pudim quanto para os demais cachorros, a interação é essencial. É uma forma de aprender a conviver em grupo, curtir um dia diferente e, quem sabe, fazer novos amigos”, conta Lucas, tutor do cãozinho.

Sobre a Cãominhada 

A Cãominhada Blumenau foi promovida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e do Parque Vila Germânica, com apoio de Agro Avícola, Agro Industrial Catarinense LTDA, Bem Farma, Cobasi Blumenau, Consumo Pet Distribuidor BIOBASE Pet, Fórmula Animal, Laboratório Vetex, VB Alimentos, Aprablu, Unisociesc e Hundeplatz Adestramento.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem