Jogos Escolares e Parajesc: Blumenau se destaca na promoção da inclusão e do talento jovem

Foto/Divulgação

A delegação de Blumenau conquistou mais de 80 medalhas nos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares (Parajesc) 2025, competição disputada na cidade entre sexta-feira e domingo, dias 5 a 7, e que reuniu mais de 400 paratletas de 48 municípios catarinenses.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), e contou com o apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio das secretarias do Esporte (SME) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).

Ao todo, os estudantes blumenauenses conquistaram 83 medalhas na competição, sendo 73 de ouro, seis de prata e quatro de bronze. 

A modalidade mais vitoriosa foi o atletismo, com 51 medalhas (44 ouros, quatro pratas e três bronzes), seguida pela natação, com 29 medalhas (27 ouros e duas pratas). As demais medalhas foram conquistadas no tênis de mesa (um ouro e um bronze) e na bocha paralímpica (um ouro).

“Essas medalhas são motivo de muito orgulho para Blumenau. São resultados que mostram toda a força, dedicação e talento dos nossos estudantes e técnicos, bem como comprovam o trabalho sério desenvolvido com o paradesporto escolar em nossa cidade. O esporte é uma ferramenta de transformação social e de inclusão. Parabéns a todos”, comemora a secretária Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.

Cinco modalidades foram disputadas durante o Parajesc: atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa e parabadminton. O quadro seguiu o programa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), mas somente cinco modalidades atingiram o número suficiente de inscritos para a competição.

Jesc 12-14 anos

Além do Parajesc, Blumenau também sedia os Jogos Escolares de Santa Catarina, na categoria 12 e 14 anos (Jesc 12-14 anos). Iniciada na sexta-feira, a competição segue até a próxima segunda-feira, dia 14, e reúne mais de 3 mil estudantes de diversos municípios catarinenses, que se enfrentarão em 17 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez.

Durante o primeiro fim de semana, os estudantes de Blumenau conquistaram 31 medalhas no Jesc, sendo 17 ouros, nove pratas e cinco bronzes. Atletismo, com nove medalhas (seis ouros, duas pratas e um bronze) e ginástica rítmica, com oito (seis ouros, uma prata e um bronze) foram as modalidades mais vitoriosas.

“É muito gratificante sediarmos essas competições tão importantes. Estes estudantes são o futuro do esporte catarinense e brasileiro. Mas acima de tudo, trata-se de uma experiência enriquecedora, que transforma vidas”, destaca o secretário do Esporte, Sérgio Galdino.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem