Parceria entre Prefeitura e Furb abre portas para atletas com deficiência intelectual em Blumenau

Foto/Giovanni Silva/Divulgação

Uma parceria entre a Prefeitura de Blumenau e a Universidade Regional de Blumenau (Furb), por meio das secretarias de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) e de Educação (Semed) e do curso de Psicologia da instituição, permitiu a avaliação cognitiva de 15 atletas com deficiência intelectual do Programa Paradesporto durante o primeiro semestre de 2025. 

A partir da iniciativa, estudantes em fase final do curso de Psicologia, supervisionados por profissionais qualificados, aplicaram gratuitamente os testes WISC (Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças) e WAIS (Escala Wechsler de Inteligência para Adultos) em atletas atendidos pelo programa e com potencial para disputar competições oficiais.

“Essa é uma iniciativa muito importante para nossos atletas, pois sem este teste, eles não podem ser inscritos na Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais, ficando automaticamente impedidos de participar de competições a nível estadual e nacional”, explica a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.

Além disso, os exames são considerados importantes ferramentas para a avaliação das capacidades cognitivas das pessoas com deficiência intelectual, permitindo um acompanhamento mais completo e individualizado dos participantes.

“Estes testes são essenciais para conseguirmos compreender com mais profundidade as habilidades e necessidades de cada um dos nossos atletas. Com base no resultado, podemos oferecer um acompanhamento mais direcionado e eficaz, respeitando a individualidade e promovendo o desenvolvimento pleno de cada um deles”, destaca Samira Valle Sasse, coordenadora do Paradesporto Escolar.

A Seidep destaca, porém, que a parceira não permite a aplicação dos testes na comunidade em geral, sendo exclusivo para atletas indicados pela equipe técnica do Programa Paradesporto. “A iniciativa gerou resultados importantes. Vamos buscar agora tentar renovar essa parceria para garantir que mais atletas realizem o teste nos próximos meses”, afirma a secretária Bruna Daniel.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem