Inflação em queda: analistas ajustam expectativas e projeção chega a 5,07% para 2025

Foto/Antonio Cruz/Agência Brasil/Divulgação

Pela décima semana seguida, analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para este ano. Agora, a previsão caiu de 5,09% para 5,07%, para 2025. É o que revela o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (4), pelo Banco Central. O mesmo documento mostra expectativa para queda na inflação também para o ano que vem. O índice previsto fica acima do teto da meta da inflação. O economista e professor da Universidade de Brasília, Cesar Bergo, atribui isso ao preço das contas de luz.  

No entanto, o especialista espera, para o ano que vem, uma inflação abaixo do teto da meta. Vale lembrar que, desde o começo deste ano, a meta considera o acumulado dos últimos 12 meses, apurada a cada mês. Com isso, é preciso manter a inflação em 3%, podendo variar entre 1,5% e 4,5%.  

Também no boletim Focus, a prévia de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma dos bens e serviços do país, ficou mantida, pela quarta semana seguida, em 2,23%. O economista Cesar Bergo, acredita em impactos do tarifaço de Trump sobre produtos brasileiros.  

Os economistas do mercado financeiro preveem a Selic (taxa básica de juros do país) em 15% ao ano, pela sexta semana consecutiva. Já para o fim de 2026, a projeção ficou em 12,5% ao ano. E quanto ao dólar, a taxa de câmbio prevista no Focus para o fim de 2025 se manteve e R$ 5,60.

Edição:

Ana Lúcia Caldas / Edgard Matsuki/Agência Brasil

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem