50 anos de inspirações: Jogos Estudantis da Primavera transformam Blumenau em um celeiro de talentos

Foto/Divulgação

Os Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau chegam à 50ª edição em 2025, consolidando-se como um marco na história da cidade. O evento, que se estende até o dia 3 de outubro, reúne mais de 12 mil estudantes de 79 instituições de ensino, que competem em 22 modalidades, incluindo olímpicas e paralímpicas. A competição é realizada pela Prefeitura de Blumenau, por meio das secretarias de Educação (Semed), Esporte (SME) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).

Mais do que uma competição, o cinquentenário do evento revela um ciclo de inspiração. Pelas quadras e pistas, é comum encontrar professores e técnicos que, no passado, também foram atletas nos Jogos. Hoje, eles retornam para transmitir as experiências e inspirar uma nova geração.

É o exemplo de Luiz Carlos, professor da EBM Profª Alice Thiele. “Participei dos Jogos da Primavera competindo no atletismo e no vôlei de quadra. Além desse privilégio, tive a honra de reencontrar o professor que me treinava e poder dividir com ele a experiência de estar aqui, agora também como técnico. É um prazer e um privilégio participar dessas competições porque, além de dar uma condição social, o evento também é pedagógico. Aqui, a gente trabalha toda a questão de valores e princípios”.

A secretária de Educação, Simone Probst, destaca esse papel formador. “O esporte é uma ferramenta pedagógica poderosa. Nos Jogos Estudantis da Primavera, vemos na prática o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos nossos estudantes, que aprendem a competir com lealdade e a celebrar as conquistas coletivas”, afirma.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem