![]() |
Foto/Eraldo Schnaider/Divulgação |
O destaque neste domingo, dia 14, em Blumenau ficou por conta da participação efetiva de mais de 350 participantes, entre ciclistas e caminhantes, além de jovens acompanhados pelos pais, na 9ª Caminhada das Nascentes na Nova Rússia. O evento contou com um passeio do grupo em um trecho de 10 quilômetros de estrada, desde a Estação de Tratamento de Água do Samae – ETA III, na Rua Santa Maria, 4.200, no Progresso, com o término dentro do Parque das Nascentes.
Com a abertura do sol já no início da manhã, os participantes iniciaram a primeira etapa do evento, às 8h, com o recebimento da camisa da caminhada e aquecimento orientados pela equipe organizadora. Abrilhantando o evento, participação inédita da banda da Escola Básica Municipal Pedro II, do Progresso.
O evento contou com a participação do intendente Distrital do Grande Garcia (IDIGG), Mauricio Goll, responsável pela realizado evento na região em parceria com Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar.
Na oportunidade, Mauricio destacou a importância do evento para a região e aos participantes. “Ficou claro no evento a participação efetiva dos ciclistas e caminhantes com um diferencial nesta edição, que foi a participação da banda da escola na abertura da caminhada e dentro do Parque das Nascentes, recepcionando os participantes. Houve uma participação ativa do comércio local, que abriram suas portas especialmente para contribuir com o evento”.
Além de conhecer a cultura e as belezas naturais da Nova Rússia, o objetivo da caminhada foi de reforçar e conscientizar a população sobre os benefícios da atividade junto à natureza. É o caso de Oscar Graf, com seus 66 anos e morador do bairro Garcia. “É a terceira vez que participo da caminhada. Estou aqui com amigos e caminhar é muito melhor do que ter a necessidade de se tomar remédio. Tenho como rotina caminhar 15 quilômetros diariamente, o que contribui para o meu bem estar físico e mental”, diz.
O blumenauense Jean Carlos Schaefer, de 53 anos, que atualmente está morando em Camboriú, ressalta a oportunidade de se conhecer as belezas naturais da região. “É a primeira vez que participo da caminhada e posso dizer com toda a certeza que aos que têm interesse em conhecer as maravilhas que compõem a região sem dúvida a caminhada é um excelente convite”.