Denúncia anônima leva Procon a apreender alimentos e ração em supermercado de Blumenau

Foto/ProconSC/Divulgação

O Procon de Santa Catarina confiscou mais de 100 itens em um supermercado de Blumenau devido ao vencimento do prazo de validade. A operação de fiscalização, realizada na última quinta-feira, 11, foi motivada por uma denúncia anônima recebida pelo órgão.

Dentre os produtos apreendidos, encontravam-se alho em pão, produto lácteo, bolachas, bebida achocolatada, água gaseificada, mortadela, bolo de mel, macarrão e até ração animal. Apesar de alguns itens estarem vencidos, estavam sendo vendidos sem restrições pela loja.

O estabelecimento foi autuado e enfrentará um procedimento administrativo.

O consumidor de Santa Catarina que se deparar com alimentos vencidos à venda tem o direito de obter, sem custos, um produto equivalente. Essa disposição está estabelecida na Lei Estadual nº 17.132/2017.

Como fazer

Para que o consumidor possa solicitar a troca sem custo, é fundamental que ele reconheça o produto que está fora da validade antes de realizar a compra e avise o responsável pela loja. Contudo, mesmo que diversos produtos estejam vencidos, o cliente tem direito a receber apenas uma unidade de cada item que foi apontado.

Exemplo

Caso sejam descobertos cinco pacotes de granola e três pacotes de biscoitos fora da validade, o cliente terá o direito de levar um pacote de granola e um pacote de biscoitos, sem custo algum.

Se o produto não estiver em estoque, o supermercado deve proporcionar uma alternativa semelhante ou de valor equivalente, de acordo com a decisão do cliente. Ademais, as lojas em todo o estado precisam exibir avisos claros sobre essa legislação.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem