![]() |
Foto/Divulgação |
A 40ª Oktoberfest de Blumenau abriu os portões nesta quinta-feira, dia 16, para a tradicional ParaOktober. Uma tarde dedicada às pessoas com deficiência, familiares e amigos, encheu o Setor 4 de alegria, música e, acima de tudo, inclusão. O evento reforça o compromisso da maior festa alemã das Américas de ser um espaço para todos.
“A pessoa com deficiência pode participar todos os dias. Mas a gente faz a ParaOktober porque nesse dia conseguimos trazer um grande número de pessoas com deficiência, atletas do paradesporto, alunos da Apae para que se sintam pertencentes. Esse momento é uma grande alegria, eles participam, dançam, se divertem fazendo uma grande festa”, comenta a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto Bruna Daniel.
A festa proporcionou aos participantes uma experiência completa da Oktoberfest, com ambiente adaptado, música típica e muita animação. Dezenas de pessoas, incluindo membros da Apae e paradesporto, puderam dançar, confraternizar e celebrar a cultura germânica.
“Quem não vem está perdendo, a Oktober é de fato acessível e tem espaço para todas as pessoas na festa. Mais um ano que estou curtindo a festa e está muito bom e com muita diversão”, celebra Luciana da Silva Ribeiro, paratleta de tênis de mesa e esgrima.
Além deste evento, a Oktoberfest conta com uma série de recursos de acessibilidade para receber bem todos os visitantes. Entre as iniciativas, estão a disponibilização gratuita de cadeiras de rodas, pulseiras de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), intérpretes de Libras disponíveis para atendimento presencial ou por videochamada, entre outros recursos.
Julia Batista conta que está vindo desde o primeiro dia da festa deste ano e comemora como a Oktoberfest está acessível. “Está maravilhoso este ano, a gente que é cadeirante consegue circular por toda a festa, tem banheiros acessíveis. Utilizei o serviço de táxi, que está excelente e deixa ainda mais prático a nossa vinda para cá”, comenta.
Transporte para PCDs
Pessoas que usam cadeira de rodas podem ir e voltar para a Oktoberfest Blumenau com um serviço gratuito de táxi. No site https://agendamento.pertodigital.com.br/ é possível fazer o seu agendamento para o transporte. É necessário que a pessoa tenha o ingresso antecipado ou escolher dias em que não há cobrança de ingressos (segundas, terças, e o último dia de festa, dia 26).
Solidariedade
A Oktoberfest Blumenau também é um espaço de solidariedade. Nesta edição, o público poderá contribuir com doações para o serviço de oncologia do Hospital Santo Antônio ao comprar ingressos online e ao recarregar o cartão cashless durante o evento, ajudando a fortalecer o atendimento a pacientes da região.
Durante a festa, as doações acontecem no hall de entrada que dá acesso aos setores 1 e 2 e podem ser feitas ao ativar ou recarregar o Oktober Karte.