![]() |
Foto/Divulgação |
A Prefeitura de Blumenau, em parceria com a Associação da Mulher Unimediana de Blumenau (Amub), entregou na segunda-feira, dia 29, a reforma do Abrigo Nossa Casa IV para crianças e adolescentes sob medida protetiva. O espaço recebeu nova pintura, mobiliário para os quartos e sala de estar, roupa de cama, decoração, entre outros itens.
“É muito importante a Prefeitura contar com o apoio de entidades como a Amub, porque essas mulheres têm como missão trabalhar para ajudar essas pessoas. Temos que reconhecer essas mulheres que doam um tempo das suas vidas para transformar a vida de outras pessoas”, enaltece a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
“Essa reforma proporciona um ambiente mais acolhedor e agradável para receber as crianças com muito amor. Elas estão no abrigo de passagem, mas necessitam de local com mais qualidade para o dia-a-dia”, comenta o secretário de Desenvolvimento Social Rafael Burgonovo.
Serviço de acolhimento para crianças e adolescentes
O Abrigo Nossa Casa é o serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.
O afastamento da criança ou do adolescente da família deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica. O objetivo é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta (por meio de adoção, guarda ou tutela).
Atualmente, Blumenau possui quatro abrigos, sendo dois em espaços próprios e dois alugados. Em torno de 60 crianças e adolescentes estão acolhidos. E além dos abrigos o município possui o serviço de Família Acolhedora com dez famílias cadastradas.