Oportunidade e inclusão: Blumenau inicia programa para inserir para-atletas no mercado de trabalho

Foto/Divulgação

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), realizou na última quinta-feira, dia 2, o 1º Workshop do Programa ParaIncluir, uma iniciativa que tem como objetivo promover a inserção de atletas do Paradesporto no mercado de trabalho. O encontro foi realizado no auditório da Etsus e reuniu cerca de 30 participantes, entre eles representantes de cinco empresas locais, além de atletas, gestores e profissionais da área de inclusão.

Durante o workshop, foram apresentadas as diretrizes e objetivos do programa, que é regulamentado pela Lei Municipal 9.287/2022 e pelo Decreto 15.118/2024. O ParaIncluir busca desconstruir barreiras históricas de acesso ao mercado de trabalho, reconhecendo no esporte um espaço de desenvolvimento de competências como disciplina, foco e trabalho em equipe. A proposta é que a empresa contrate o atleta do Paradesporto por 6 ou 8 horas, com liberação de 2 diárias para treinamento. A possibilidade de patrocínio poderá ser alinhada futuramente entre a empresa, o atleta e a Apesblu, de forma voluntária e consensual. Ressaltamos que essa parceria, embora desejável e positiva para o fortalecimento do Programa, não constitui requisito obrigatório para adesão ao ParaIncluir.

“Ao aderirem ao programa, as empresas participantes assumem o compromisso de promover a inclusão efetiva, valorizar o esporte como ferramenta de transformação social e fortalecer a responsabilidade social empresarial, por meio de práticas inclusivas no ambiente de trabalho. É um grande projeto onde todos saem ganhando”, explica a secretária da Seidep, Bruna Daniel.

Para mais informações sobre o Programa ParaIncluir, entre em contato pelo e-mail paraincluir.seidep@blumenau.sc.gov.br.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem