![]() |
| Foto/Samae/Divulgação |
Antes mesmo da chegada do verão, as temperaturas já estão se elevando em Blumenau e o Samae trabalha para oferecer maior qualidade de vida para os blumenauenses. Para o cidadão enfrentar o calor e se hidratar durante o momento de lazer ou em meio às práticas esportivas, a autarquia instalou bebedouros públicos inteligentes em diferentes pontos da cidade.
Os equipamentos oferecem água gelada e contam com um espaço dedicado aos pets. Os bebedouros contam com telemetria, o que permite que a autarquia faça o monitoramento em tempo real das condições de cada um e reparo imediato, quando necessário.
Quatro bebedouros já foram instalados e estão à disposição da comunidade. Eles foram colocados na Praça Arno Bernardes, no bairro Vila Nova; no Calçadão da Prainha, no bairro Ponta Aguda; no Parque Ramiro Ruediger, no bairro Velha, e no Parque Prefeito Carlos Curt Zadrozny, no bairro Progresso.
“Água é vida e com a chegada do calor é essencial que a gente se hidrate. Essa iniciativa conecta sustentabilidade, saúde e bem-estar. É para isso que o Samae trabalha todos os dias, executando ações que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos blumenauenses”, comenta Alexandre de Vargas, diretor-presidente do Samae.
No total, serão instalados 25 equipamentos. As demais unidades serão instaladas em 2026, em locais como praças públicas, terminais de ônibus, pontos turísticos e próximos a áreas de lazer e esporte, de acordo com a viabilidade técnica e operacional, conforme levantamento feito pelas equipes técnicas do Samae. A expectativa é que todos estejam em operação até o final de fevereiro do próximo ano.
A instalação dos bebedouros conta com a utilização de recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico, que vem de multas aplicadas pelo Samae e que se transformam em investimento para a cidade. Foram investidos R$ 441.700,00 para a aquisição, instalação e manuntenção dos equipamentos. Os conselheiros aprovaram a iniciativa na reunião que ocorreu no dia 29 de setembro.
.png)

