Paradesporto em Blumenau: Estruturando o Futuro da Inclusão e Cidadania pelo Esporte

Foto/Marcelo Martins/Divulgação

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), promoveu nesta segunda-feira, dia 2, a abertura do ano letivo do Programa Paradesporto com os professores que atuam na iniciativa. O encontro reuniu cerca de 70 profissionais, entre equipes da Seidep e da Secretaria de Educação (Semed), no Centro de Inovação Blumenau.

Além da secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel, que abriu o evento, estiveram presentes o prefeito Egídio Ferrari e a secretária de Educação, Simone Probst.

A programação contou com apresentações sobre o Paradesporto Escolar e o Paradesporto de Rendimento, além do cronograma de atividades, capacitações e competições previstas para 2026. Ao longo desta semana, os professores seguem com atividades de integração e planejamento, que incluem a escolha de vagas e a organização dos materiais utilizados nas aulas.

Entre as atividades previstas, também está a visita dos profissionais do Paradesporto aos locais onde são desenvolvidas as modalidades, com apresentações das práticas oferecidas e as vivências desenvolvidas em cada espaço.

Os encontros têm como objetivo promover o alinhamento da equipe, fortalecer o trabalho técnico e pedagógico e garantir a organização das modalidades esportivas antes do início dos atendimentos à comunidade. A proposta é assegurar que as ações do programa estejam estruturadas para ampliar o acesso, a inclusão e o desenvolvimento esportivo de crianças, adolescentes e jovens com deficiência.

Segundo a secretária da Seidep, Bruna Daniel, o momento é fundamental para consolidar o planejamento do ano. “Este período que antecede o início das atividades é essencial para alinhar estratégias, objetivos e fortalecer o trabalho dos professores. Investir no paradesporto é garantir acessibilidade, inclusão e oportunidades, além de incentivar talentos e promover cidadania por meio do esporte”, destacou.

Programação completa:

3/2 - Escolha de vaga

4/2 - Estudo de caso e escolha de vaga

Dias 5, 6 e 9/2 - Visitas dos professores nos locais onde ocorrem as modalidades, para apresentação e vivência dos polos e práticas oferecidos

10/2 - Seminário de Educação Escolar e Autismo

11/2 - Primeiros socorros  

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem