Seu imposto, seu impacto: fortaleça projetos sociais com a doação do IPTU

Foto/Divulgação

O pagamento do IPTU também pode se transformar em investimento social. Até o dia 10 de fevereiro, os contribuintes têm a oportunidade de destinar 5% do valor do imposto para o Fundo Municipal de Assistência Social, fortalecendo projetos sociais desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da cidade.

A doação é simples, não gera custo adicional e ocorre no momento do pagamento do imposto em cota única. Ao acessar o sistema, basta selecionar a opção na cor roxa “Ação Social - Doação de 5% para Ações Sociais”. O valor que corresponderia ao desconto de 5% é automaticamente direcionado ao fundo, garantindo que o recurso seja aplicado integralmente em iniciativas sociais.

“Fazer essa doação é um gesto que transforma a cidade. O recurso vai direto para as entidades que cuidam das nossas famílias, crianças e pessoas com deficiência. É a oportunidade que cada um de nós tem de participar ativamente das causas sociais de Blumenau e ajudar quem mais precisa”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo.

Os recursos arrecadados são distribuídos por meio de edital público e gerenciados pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Os projetos contemplados devem atender critérios de acessibilidade e inclusão, e os valores podem ser utilizados para a melhoria de espaços de atendimento, realização de atividades culturais e esportivas para crianças, adolescentes e idosos, entre outras ações de impacto social.

A iniciativa, instituída pela Lei Complementar 1.284/2019, vem apresentando resultados expressivos. Em 2025, a arrecadação totalizou R$ 266.308,83. Já no último edital, esses recursos possibilitaram o investimento de aproximadamente R$ 190 mil, beneficiando seis projetos desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Ao optar pela doação, o contribuinte não apenas cumpre seu dever tributário, mas também se torna agente de transformação social, ajudando a construir uma Blumenau mais justa, solidária e inclusiva.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem