Secretaria de Saúde de Blumenau passa a oferecer tratamento para pessoas com transtornos neuropsicológicos

Foto: Divulgação

Realizar um atendimento para além do diagnóstico. Com este objetivo, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) amplia o Serviço Multiprofissional de Atenção em Educação e Saúde (Sermaes), que passa a oferecer tratamento para pessoas com transtornos neuropsicológicos. Nesse primeiro momento, a equipe do Sermaes está reavaliando os casos que precisam de tratamento e dividindo em níveis.

O objetivo dessa reavaliação é identificar as dificuldades das cerca de 1 mil crianças cadastradas no serviço e encaminhar, seja para os profissionais da rede, ou clínicas contratadas, ou, ainda, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) ou ao Centro Especializado em Reabilitação (CER II, da Furb). “Precisamos reavaliar esses pequenos para identificar o perfil epidemiológico e, consequentemente, o que fazer para resolver a demanda”, comenta Larissa Barreto, coordenadora do Sermaes.

Maria Regina de Souza Soar, vice-prefeita de Blumenau, comenta que o Sermaes passará a absorver as demandas de grau leve dessa fila. “É muito importante que possamos dar o devido tratamento às nossas crianças. Para isso, nós ampliamos a carga horária dos servidores para atuarem das 7h às 21h e contratamos novos médicos, psicólogos e fonoaudiólogos para atender ao propósito”, acrescenta.  

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que 50% das crianças que estavam cadastradas em 2021 e 2022 já foram reavaliadas. “Abrimos edital de credenciamento para prestadores em fonoaudiologia e psicologia e temos o reforço dos profissionais do município. Essa nova distribuição dos atendimentos, junto do acompanhamento vocacionado, que é quando o prestador tem a expertise para atender as duas especialidades no mesmo momento em clínica contratualizada, nos dará a capacidade técnica de atender todas as pendências”, ratifica.

Paralelo à melhoria e como parte da reestruturação do Sermaes, a equipe do serviço passará a fazer um Grupo de Pais com o propósito de identificar a dificuldade de manejo das crianças, por meio do relato dos genitores ou protetores. “Será um verdadeiro canal para diálogo e suporte, que pretendemos ampliar futuramente”, adiciona a coordenadora do serviço.

O Sermaes

O Serviço Multiprofissional de Atenção em Educação e Saúde (Sermaes) surgiu da necessidade da oferta de diagnóstico aos alunos matriculados na rede de ensino de Blumenau para alavancar a promoção da saúde e do bem-estar de crianças e adolescentes do município. O Sermaes também nasceu com o propósito de minimizar a evasão escolar, diminuindo o preconceito e facilitando o acesso ao serviço especializado. Somente no primeiro semestre de 2023, a equipe do Sermaes já realizou 3.806 atendimentos.

Para ter acesso ao Sermaes, a criança precisa passar pela unidade de saúde e estar matriculada na rede de ensino do município. O Serviço Multiprofissional de Atenção em Educação e Saúde fica no 4º andar da Policlínica Lindolf Bell, na Rua Dois de Setembro, 1.234, Itoupava Norte.

OUÇA PODCAST SOBRE SAÚDE MENTAL EM BLUMENAU AQUI: 

Ouça "SAÚDE MENTAL. Enquanto aumentam as vítimas da depressão e suicídio, o acesso ao tratamento psiquiátrico ainda é difícil" no Spreaker.
José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads