Semana da Água. Sistema de esgoto melhora em mais de 80% a qualidade da água em Blumenau

Foto: Divulgação

Com o objetivo de envolver a população na discussão e em atividades práticas voltadas às questões ambientais relacionadas aos recursos hídricos, a Semana da Água acontece de 18 a 24 de setembro no Vale do Itajaí. Neste ano, com o tema “Hidroconsciência: valorizando a água com uma visão sistêmica”, o evento busca conscientizar sobre a importância desse recurso essencial à vida, desde o seu ciclo básico até a formação de diferentes estruturas como as bacias hidrográficas.

Alinhada com o propósito de valorizar a água e garantir sua preservação, a BRK, responsável pela implantação, coleta e tratamento de esgoto em Blumenau, tem se empenhado em expandir o sistema de esgotamento sanitário para diversas regiões do município. Como resultado desses esforços, foi registrada uma melhora significativa de mais de 80% no Índice de Qualidade das Águas (IQA) em mananciais que já contam, total ou parcialmente, com o sistema público de esgotamento sanitário.

Programa de análise nos córregos

O programa de análise nos córregos e rios de Blumenau, em parceria com o Senai, teve início em 2011. Naquele ano, a avaliação era realizada em 10 pontos. Com o crescimento do sistema, o número de pontos avaliados aumentou gradualmente. Em 2021, a BRK incluiu mais dois pontos neste monitoramento trimestral, elevando o total para 25 pontos analisados no segundo semestre do mesmo ano.

Os resultados do IQA são baseados em parâmetros como oxigênio, coliformes fecais, pH (potencial hidrogeniônico), DBO (demanda bioquímica de oxigênio), temperatura da água, nitrogênio, fósforo, turbidez e sólidos totais. A expansão contínua do sistema de esgotamento no município tem evitado que cerca de 21 milhões de litros de esgoto sejam despejados em córregos, ribeirões e no Rio Itajaí-Açu.

Hoje, de forma parcial ou total, 22 dos 35 bairros contam com a disponibilidade do atendimento dos serviços. “O avanço constante do saneamento em Blumenau impacta diretamente na qualidade de vida da população, beneficiando o meio ambiente e protegendo e recuperando a fauna e a flora”, destaca Francisco Wessner, gerente operacional da BRK em Blumenau.

 Contato com a BRK

            Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads