Rio Itajaí Açu na marca de 7 metros em Blumenau com previsão de chuva volumosa para o final de semana

Foto: José Carlos Goes / Alagamento no Campo do Real Madrid


Oito ruas permaneciam alagadas por volta do meio dia desta quinta-feira, na Itoupava Norte em Blumenau. O nível de Itajaí Açu estavam em declínio.

Na quarta-feira, dia 4 foi registrado na cidade um volume médio de 90 mm de chuva, e com a elevação do nível do Rio Itajaí Açu, o pico deste chegou a 8,78 às 2h15 da madrugada. A medição das 11horas deste dia 5/10 registrava 7,99 cm.

Previsão do Alertablu

As rodadas mais recentes dos modelos de previsão da manhã desta quinta-feira (05/10) mantém a condição de chuva voltando a ganhar intensidade a partir da sexta-feira (06/10) no Vale do Itajaí.

Nesta quinta-feira (05/10), a atuação da circulação marítima direcionada para o Vale do Itajaí mantém a condição de céu encoberto com chuva fraca e isolada no decorrer do dia, condição que se alterna a períodos de melhoria (céu encoberto e sem chuva).

Já entre a sexta-feira (06/10) e o domingo (08/10), a condição de instabilidade volta a ganhar intensidade em Blumenau e em todo o Vale do Itajaí. O desenvolvimento e a atuação de um novo sistema de baixa pressão sobre SC favorece a condição para chuva persistente de moderada a forte intensidade acompanhada de trovoadas. Há risco para temporais acompanhados de descargas elétricas, chuva intensa em curto espaço de tempo e queda de granizo de forma pontual.

Devido à persistência da chuva são previstos volumes bastante expressivos entre os dias 06 e 08 de outubro. Permanece aumentado o risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos no Município. A manutenção da chuva sobre a região do Médio e Alto Vale do Itajaí provoca uma nova elevação do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau, o que agrava ainda mais o potencial da inundação gradual.

A Diretoria de Meteorologia - AlertaBlu estará monitorando a situação atmosférica nos próximos dias e, diante de qualquer alteração deste cenário, novos alertas e avisos meteorológicos serão emitidos. É imprescindível o acompanhamento periódico das previsões e avisos meteorológicos a fim de alinhamento das informações.

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads