Foto: Bruno César |
Por volta das 9 horas deste dia 25 de Janeiro, o ex-vereador Ivo Hadlich foi tratar seus pássaros em sua residência no Bairro Itoupava Norte em Blumenau. Sofreu uma queda, bate a cabeça e sofreu um traumatismo craniano. Ficou inconsciente, recebeu atendimento do Samu e dos Bombeiros que tentaram reanimá-lo de uma parada cardíaca. Em vão. Morria o vereador que em 1983 me deu as boas vindas da tribuna. Eu iniciava a minha vida de repórter e radialista.
Neste dia a Câmara de Vereadores emitiu a seguinte nota de pesar:
"A Câmara de Vereadores de Blumenau lamenta com profundo pesar o falecimento, na manhã desta quinta-feira (25), do ex-presidente do Legislativo e ex-vereador Ivo Hadlich, aos 79 anos. Nascido em 26 de abril, foi também escritor, poeta, dramaturgo e grande defensor da causa animal. Destaca-se ainda seu trabalho na área da cultura, sendo considerado o primeiro dramaturgo do Vale do Itajaí.
No Legislativo blumenauense, foi vereador nos mandatos de 1983 a 1988, de 1993 a 1996, e de 1997 a 2000, sempre pelo PMDB, tendo sido presidente da Câmara por duas vezes: no período de 1985 a 1987 e de 1995 a 1996. Também foi prefeito de Blumenau em exercício durante o mandato do ex-prefeito Renato Viana.
Ivo Hadlich gostava de ressaltar que foi o primeiro vereador do Brasil a levar a Bíblia para a Câmara: foi o autor da emenda ao Regimento Interno que previa a leitura bíblica no início das sessões ordinárias da Casa.
Na área da cultura, foi presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Diretor de Cultura e também curador das exposições culturais realizadas no Salão Nobre da Câmara. Em sua atuação em defesa dos animais, foi fundador das ONGs Aprablu e Focinho Feliz. Também lutou contra a “farra do boi”, uma prática antiga típica do litoral que torturava animais.
O velório acontecerá a partir das 17 horas desta quinta-feira na Paróquia Luterana Blumenau Centro, à Rua Amazonas, 119. O enterro ocorrerá na sexta-feira (26), às 9 horas, no Cemitério Municipal da rua Bahia, no bairro Do Salto.
A Câmara Municipal de Vereadores se solidariza com a família e amigos neste momento de dor".
Em Julho de 20203 entrevistei em sua residência o Ivo Hadlich. Agora mais do que nunca a entrevista é épica e você
PODE OUVI-LA AQUI:
Tags
Câmara Blumenau