Presidente do Comen usa a tribuna da Câmara para divulgar a Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo

Foto: Denner Ovidio

O presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas – COMEN,  Fábio Morástico Ramos utilizou a Tribuna Livre, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22), para divulgar sobre a Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo, que está sendo realizada entre os dias 18 a 24 de fevereiro. Neste ano, a semana tem como slogan “o álcool destrói o seu caminho” e vem acompanhada de um QR Code em que ao apontar a câmera do celular a pessoa tem acesso a programação completa.

A primeira ação realizada durante a semana foi um circuito no Parque Ramiro Ruediger que foi conduzido pela Escola de Trânsito, juntamente com a Diretoria de Políticas sobre Drogas. O presidente do COMEN citou que foram feitas simulações sobre o efeito do álcool, promovendo a conscientização das pessoas. Outras ações estão previstas durante toda essa semana com foco na prevenção do uso do álcool.

Ele explicou que a campanha utiliza esta chamada impactante “o álcool destrói o seu caminho” para conscientizar sobre os efeitos do álcool e as consequências causadas a curto, a médio e a longo prazo. “A mensagem direta e poderosa busca tocar as pessoas, destacando os riscos do consumo excessivo de álcool nas relações pessoais e familiares. A escolha cuidadosa das palavras vem para provocar uma resposta emocional, incentivando a reflexão sobre a importância de preservar o bem-estar familiar, enfatiza a prevenção e a responsabilidade individual, proporcionando uma abordagem respeitosa e universal que transcende barreiras culturais”, explicou, apontando que o enfoque dado pela campanha é usado como uma ferramenta eficaz na luta contra o alcoolismo, a fim de promover a conscientização e estimular o dependente na superação da dependência química e na reconstrução de sua vida, causando mudanças positivas no seu comportamento. 

Ramos ainda trouxe a definição de alcoolismo, quando o alcoolismo foi classificado como doença, apontou os problemas e doenças decorrentes do abuso do álcool, o que, segundo ele, acaba gerando para União e, consequentemente, aos municípios o sobrecarregamento do Sistema Único de Saúde, onerando, assim os cofres públicos e para as famílias a perda dos seus entes queridos. Ainda trouxe dados do Terceiro Levantamento Nacional sobre uso de drogas da população brasileira, apontando que no Brasil se pôde observar um aumento no consumo de álcool no país, especialmente entre mulheres. Ele ainda falou sobre a morte de seu pai há 39 anos em decorrência do alcoolismo, deixando a esposa e seus dois filhos, sendo ele com 9 anos na época. 

Por fim, o presidente destacou que o autor da legislação que instituiu a Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo é o ex-vereador e atual prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt e que foi aprovada pela Câmara de Vereadores. Ele enfatizou ainda que Blumenau trabalha com enfoque na prevenção, sendo este o caminho e, por isso, a cidade tem o Programa de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas, que estabelece 516 metas para esse ano com alcance de 4.000 pessoas diretamente e tantas mais indiretamente. “A Câmara de Vereadores também foi parceira nesta questão, aprovando este programa. Quero agradecer e parabenizar a esta Casa Legislativa que aprovou. Parabenizo também a cada instituição que está representada, a cada profissional que se faz presente hoje e que está trabalhando, se dedicando e acreditando que é possível fazer prevenção, levando as pessoas a superar a dependência do álcool, a reconstrução de um novo estilo de vida e a viver uma vida sem as drogas”, concluiu. 

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads