Guerra: Ucrânia aceita proposta dos Estados Unidos de cessar-fogo por 30 dias contra Rússia

Foto/Ukrainian Presidential Press Service

A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia. Agora os termos serão apresentados a Moscou.

As delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia se encontraram na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita. Em uma declaração conjunta, Washington informou que estava retomando imediatamente a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência com Kiev.

O chefe da diplomacia americana Marco Rubio disse que vai levar a oferta aos russos e que "a bola está no campo [dos russos]". O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, que estava na Arábia Saudita, não participou das conversações, mas disse que a proposta é positiva por incluir a linha de frente do conflito, não apenas os combates por ar e mar, e que vai fechar um acordo sobre minerais com os americanos.

Horas antes, o maior ataque de drones da Ucrânia contra Moscou até agora matou três pessoas, feriu pelo menos 18 e provocou o fechamento momentâneo dos quatro aeroportos da capital russa.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem