Câmara de Blumenau aprova dois projetos de lei que beneficiam pessoas com deficiência

Foto/Rogério Pires

A Câmara de Blumenau aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (17), dois projetos de lei que buscam beneficiar pessoas com deficiência. O primeiro é o projeto de lei de autoria do vereador Bruno Cunha (Cidadania) que assegura às crianças e adolescentes surdos, independentemente de seu local de moradia no município, a prioridade de matrícula nas unidades educacionais da rede pública municipal de ensino que possuam o ensino especializado em Libras – Língua Brasileira de Sinais.

De acordo com a proposta, a garantia à prioridade de matrícula aplica-se a crianças e adolescentes que tenham, comprovadamente, qualquer grau de surdez. O direito de que trata o projeto fica condicionado à existência, na unidade de ensino, de turmas nos níveis educacionais pretendidos.

O vereador autor explicou, na tribuna, que a Secretaria de Educação usa como critério para as vagas a proximidade geográfica, mas em relação à comunidade surda, existe uma escola específica, a EBM Prof. Oscar Unbehaun, que é bilíngue e conta com profissionais com conhecimento em Libras.

“É claro que queremos que todas as escolas tenham acessibilidade e lutamos para isso, mas essa escola, que tem um corpo técnico mais preparado, pode acolher melhor crianças da comunidade surda, que muitas vezes relatam o abandono da educação. O projeto trata de dar o direito dessas crianças estudarem na escola onde serão melhor acolhidas independentemente de onde moram”.

Vagas preferenciais de estacionamento

O outro projeto de lei aprovado, de autoria do presidente Ailton de Souza – Ito (PL), assegura às pessoas com Transtorno do Espectro Autista ou com Síndrome de Down o direito de utilizar as vagas de estacionamento reservadas às pessoas com deficiência, nos estacionamentos públicos e privados localizados em Blumenau.

A proposta ainda prevê que para ter direito à utilização da vaga, essas pessoas ou seus acompanhantes, deverão portar a Credencial de Estacionamento para Vagas Especiais emitida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

“Quem tem filho autista sabe como é importante estacionar perto das portas de entrada para evitar situações de estresse ou risco. Essa lei não tira direito de ninguém, apenas amplia a inclusão, garantindo direitos e cuidados a quem também precisa”, assinalou o vereador autor.

A proposta, aprovada por unanimidade, recebeu apoio de outros vereadores na tribuna. 

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem