Deficientes auditivos levam seu drama na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores

Foto/Rogério Pires

A Associação Blumenauense de Amigos dos Dificientes Auditivos (ABADA), teve espaço na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Blumenau. Foi na sessão da última quinta-feira (17/04).

Na oportuniidade Roseane Rodrigues de Souza, integrante entidade, pediu mais acessibilidade em especial nas áreas de saúde e educação.

Ela apontou dificuldades que os surdos enfrentam na fase escolar e quando precisam de serviços de saúde, em que há a necessidade de pagar um intérprete para acompanhá-lo. Disse que no SUS existem profissionais qualificados mas falta acessibilidade nessa área.

Sobre a ABADA

A ABADA – Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos é, uma organização da Sociedade Civil, filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 26 de abril de 1989 por grupo de pais de crianças com deficiência auditiva e alguns profissionais que atuavam na área, tendo como objetivo principal o desenvolvimento pleno e integral ao deficiente auditivo na comunidade dentro do aspecto social, educacional e profissional que lhe é de direito.

Atualmente a ABADA conta com sede própria e atende pessoas com deficiência auditiva, localizada na Rua Max Hering, 123 – 2º piso -Bairro Victor Konder no município de Blumenau- Santa Catarina, possui certificados de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal, Registro no Conselho Nacional de Assistência Social, integra a Comissão dos Direitos e Defesa dos Portadores de Deficiência e Patologia do Vale do Itajaí - CODEPA; participa do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, estabelece parceria com o Sistema nacional de Emprego – SINE, Ministério do Trabalho, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, - COMPED e outros.

A entidade vem estruturando suas ações com mudanças visando a rede de serviços dentro das legislações vigentes, desenvolvendo várias atividades nas perspectivas do SUS Sistema Único de Saúde e no SUAS Sistema Único da Assistência Social com convênio de serviços especializados e integrando-se aos respectivos Conselhos Municipais de Direitos, com foco na Habilitação e Reabilitação da pessoa com deficiência auditiva, nos aspectos sociais, educacionais, lazer e saúde.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem