Blumenau anuncia nova ponte na Itoupava Norte financiada pelo BRDE

Foto/Giovanni Silva

A Prefeitura de Blumenau anunciou a chegada de recursos para uma importante obra do Complexo Viário da Itoupava Norte, um investimento aguardado desde 2010 e que promete transformar a mobilidade urbana e impulsionar o desenvolvimento regional. O pacote beneficia diretamente a população ao melhorar a segurança viária, facilitar o transporte coletivo e o uso de ciclovias, além de oferecer infraestrutura preparada para enchentes.

O financiamento de R$ 50 milhões está garantido pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), utilizando recursos do Banco Mundial. O diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, destaca que o projeto terá impacto positivo direto para a comunidade e para a economia local.

O prefeito Egidio Ferrari ressalta que Blumenau esperou muito tempo por essa ponte. “É uma obra que vai transformar a mobilidade, gerar mais segurança e impulsionar o desenvolvimento da nossa região Norte”, acredita. Já o secretário de Planejamento Urbano, Daniel Maffezzolli, reforça a importância da obra. “Estamos dando prioridade a soluções para a mobilidade e resiliência urbana, com infraestrutura pensada para proteger a cidade e facilitar a vida de quem utiliza transporte coletivo, bicicletas e serviços públicos..”

O pacote de obras inclui:

Construção de nova ponte ligando Itoupava Seca ao Centro;
Implantação de binário entre as ruas Santa Catarina e Alfredo Hering, com duas pistas em cada sentido, otimizando o fluxo viário e reduzindo congestionamentos;
Requalificação da ciclovia entre as ruas São Paulo e 2 de Setembro, incentivando a mobilidade ativa e o uso da bicicleta;
Revitalização da Praça Governador Jorge Lacerda, promovendo lazer e valorização do espaço público;
Implantação da Via Projetada 128, conectando a Rua São Paulo à Rua 2 de Setembro, via nova ponte na Rua Alfredo Hering, conforme estabelece o Decreto 9155/2010 e atualizações.

A revisão do projeto e orçamento será encaminhado para análise do BRDE e assim que o município receber o aval positivo tem início o processo licitatório, que deve levar até 120 dias, com a expectativa de início da obra ainda em 2025.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem