Câmara aprova projeto que obriga divulgação de licenças ambientais no Portal da Transparência

Foto/Rogério Pires

 A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (8), o projeto de lei do vereador Diego Nasato (Novo) que obriga a divulgação, no Portal da Transparência municipal, das licenças ambientais emitidas pela prefeitura. A proposta visa ampliar o acesso da população às informações relacionadas ao meio ambiente e ao uso do solo.

Segundo o texto aprovado, a publicação deve incluir, no mínimo, o nome do empreendimento ou razão social do responsável, o tipo de licença concedida (prévia, de instalação, de operação, entre outras), a data de emissão, o prazo de validade, a localização do empreendimento, as condicionantes e obrigações previstas, a situação da licença (ativa, vencida, suspensa ou cassada), além de um canal para denúncias em caso de irregularidades.

Para o vereador autor, a medida fortalece o princípio da transparência, oferece segurança jurídica e estimula a fiscalização popular, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável. “Esta proposta representa um avanço ao garantir livre acesso às informações sobre as licenças ambientais concedidas”, destacou Nasato.

O vereador Almir Vieira (Progressistas) elogiou a proposta e destacou a importância da transparência na divulgação de informações ambientais. Ele lembrou que uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) exige a publicação de todas as licenças ambientais no Diário Oficial do Município.

“É possível que, durante o período entre a aprovação e a implementação da lei, as publicações ocorram apenas no Diário Oficial. Ainda assim, trata-se de uma excelente iniciativa. Quanto mais visibilidade dermos ao tema, melhor será para esta Casa, que tem o dever da fiscalização, e para toda a população de Blumenau”, afirmou.

O projeto foi aprovado em segunda votação e ainda precisa ser aprovado em redação final na Câmara para então seguir para sanção do prefeito.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem