![]() |
Foto/Marcelo Martins/PMB |
Blumenau se prepara para celebrar a 10ª edição do Casamento Coletivo, que neste ano está marcado para o dia 6 de setembro, no Ginásio Sebastião Cruz, conhecido como Galegão. O evento, organizado pela Secretaria da Família (Pró-Família), tem parceria com os cartórios locais e oferece gratuitamente a cerimônia civil para casais legalizarem a união.
As inscrições serão abertas no dia 21 de maio e a expectativa é que cerca de 250 casais formalizem a união este ano. Desde a primeira edição, em 2007, o projeto já beneficiou mais de 2.500 casais blumenauenses. Em 2023, foram 222 uniões registradas.
“Fazer parte de um dia tão importante e único na vida de tantas pessoas é indescritível. Por isso não estamos medindo esforços para fazer um evento grandioso para toda cidade”, destacou o prefeito Egidio Ferrari.
O Casamento Coletivo é realizado a cada dois anos, com autorização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), seguindo a Constituição Federal e o Código Civil, que garantem a isenção de custos para casais de baixa renda.
Como participar
O casamento civil será realizado a partir das 9h, no Ginásio Galegão, localizado na Rua Humberto de Campos, 550, no Bairro da Velha. Em 2025 o evento contará apenas com a cerimônia civil. Os casais que desejarem uma celebração religiosa devem entrar em contato diretamente com igrejas ou templos de preferência. Mais detalhes sobre as formas de inscrição serão divulgados em breve.
Apoio de empresas
Empresas interessadas em patrocinar o evento podem conferir o edital disponível no site da Prefeitura de Blumenau. Em troca, recebem divulgação como apoiadoras da iniciativa.
“O apoio das empresas é muito importante, porque é dessa forma que podemos distribuir presentes, benefícios para esses casais num dia tão especial. Restaurantes, hoteis, lojas, enfim, empresas que possam de alguma forma oferecer algo para os casais são sempre bem-vindas”, explicou o secretário Telmo Júnior.