![]() |
Foto/Divulgação |
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram nesta segunda-feira, dia 19, um seminário alusivo ao dia 18 de maio, marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Participaram profissionais que atuam no atendimento de crianças e adolescentes da Assistência Social, Educação, Saúde e Organizações da Sociedade Civil.
“É muito importante ver toda a rede mobilizada em cuidar das nossas crianças e adolescentes, buscando soluções para uma questão tão séria. Enquanto delegado de polícia, eu infelizmente acompanhei e investiguei denúncias de abuso. E esse criminoso é o mais covarde de todos, ele convive em sociedade e muitas vezes é próximo da criança. Por isso, é tão importante o nosso trabalho em rede para identificar e apurar o quanto antes alguma situação”, explica o prefeito Egidio Ferrari.
Durante o seminário foram apresentadas duas palestras. A primeira com o tema “Os Tipos de Violências”, conduzida pelo psicólogo Mahasiãh Raimundo e a equipe multiprofissional do NEPRE/CRE. E a segunda sobre “Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual”, com a médica Dra. Gabriela Storithont Mudri, representante do Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual – SAVS/SEMUS.
“Esta data nos lembra da necessidade de combater todas as formas de violência sexual contra crianças e adolescentes, e de discutir as políticas públicas para a proteção. O dia 18 de maio não é apenas uma data de memória, mas um chamado à ação, à conscientização e à mobilização permanente de toda a sociedade”, comenta o secretário de Desenvolvimento Social Rafael Burgonovo.
Caso Araceli
O dia 18 de maio de 1973 ficou marcado pelo “Caso Araceli” que teve repercussão nacional. Naquele dia, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e assassinada no Espírito Santo. O corpo foi encontrado carbonizado seis dias depois e os agressores nunca foram punidos. Portanto, 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000. É uma data que ressalta a necessidade de ações contínuas e coordenadas para proteger crianças e adolescentes da violência sexual.