![]() |
Foto/Polícia Millitar/Divulgação |
Barulho de tiros, explosões e sirenes deverão acordar Gaspar nesta sexta-feira. É o simulado de um assalto a banco que será executado junto a uma agência bancária no centro da cidade.
A movimentação vai envolver policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do 18° Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, em Brusque. Policiais militares do batalhão de Blumenau também participam como estudantes deste curso. O início está marcado para as 2 horas da madrugada com o término previsto para às 8h.
Conforme Bruno Alves de Morais, capitão do Bope e coordenador do curso, o projeto é formado por alunos do curso, que executam o plano de defesa da cidade, elaborado previamente durante o treinamento.
Após a simulação de roubo, as equipes iniciam a busca pelos criminosos fictícios. O exercício ocorre em Gaspar e em áreas rurais próximas.
Treinamento
Entre 19 e 23 de maio, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o 18° Batalhão da Polícia Militar promovem o curso em Brusque. O objetivo é capacitar profissionais de segurança pública para atuar em crimes violentos contra o patrimônio.
Esta é a 11ª edição do curso. Os participantes da organização são: agentes da Polícia Federal, Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Penal de Santa Catarina, Polícia Científica de Santa Catarina, Exército Brasileiro.
Situações reais
O simulado foi planejado como parte do treinamento dos alunos, além de visar a aproximação dos exercícios com a realidade operacional.
A ação também irá utilizar explosões controladas e efeitos sonoros como parte dos recursos técnicos, para o desenvolvimento das habilidades dos participantes.