![]() |
Foto/Giovanni Silva/PMB |
Na manhã de sexta-feira, dia 2, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Abordagem Social, realizou mais uma ação com apoio da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito e Transportes. A equipe passou pelo distrito do Garcia e na região central, nas proximidades da Furb.
Das nove pessoas abordadas, duas pessoas aceitaram ser encaminhadas para centros terapêuticos para iniciar tratamento contra o vício.
“Seguimos com essas ações de forma constante e sempre focados em ajudar as pessoas, em tirá-las dessa situação degradante. Em Blumenau, temos oportunidade para todos”, disse o prefeito Egidio Ferrari.
O secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, reforçou a importância dessas abordagens. “Recentemente ampliamos o atendimento da abordagem social, que agora atua 24 horas por dia, sete dias por semana, porque percebemos que houve aumento da demanda. Sempre reforçamos para a comunidade acionar a Prefeitura em vez de oferecer esmolas”, explica. Para solicitar apoio da Abordagem Social, basta ligar para o telefone 156, opção 2.
Estrutura de atendimento disponível
A Prefeitura de Blumenau mantém uma série de serviços voltados ao atendimento da população em situação de rua:
Abordagem Social: Atua na identificação e encaminhamento de pessoas para os serviços disponíveis. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 5h à 1h, e aos fins de semana, das 8h às 20h.
Parceria com OSCs Instituto Família Feliz e Instituto Edificando Vidas: Funciona 24 horas, oferecendo acolhimento temporário.
Parcerias com entidades: convênios com a Associação Família Feliz e o Instituto Edificando Vidas para oferta de vagas em abrigos e casas de passagem.
Centro POP: Destinado ao atendimento de pessoas que não aderem ao acolhimento em abrigos, fornecendo alimentação, higiene pessoal e suporte psicossocial. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Rudolf Roedel, 147, Salto Weissbach.
Encaminhamentos e reintegração: as equipes técnicas auxiliam na regularização documental, reinserção no mercado de trabalho e, quando necessário, no retorno à cidade de origem. Há também a possibilidade de encaminhamento para comunidades terapêuticas por meio da Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social.
A Prefeitura segue com ações contínuas para a oferta de serviços destinados à população em situação de vulnerabilidade.