![]() |
Foto/Giovanni Silva |
Blumenau conta com aulas de equitação para pessoas com deficiência, unindo atividade física, inclusão social e estímulo terapêutico. Voltada a crianças, jovens e adultos com deficiência física e visual, a iniciativa é ofertada pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).
“Mais do que uma atividade terapêutica, essas aulas representam dignidade, inclusão e respeito. São oportunidades reais de desenvolvimento para as pessoas com deficiência”, destaca a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.
O projeto atende atualmente 22 alunos entre 6 e 46 anos e é conduzido por três profissionais especializados, sendo dois educadores físicos e uma pedagoga e equitadora. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira no Rancho Equestre, localizado na Rua Gustavo Zimmermann, 1.765 (fundos), no bairro Itoupava Central.
“As aulas promovem verdadeiros ganhos no equilíbrio e na postura, bem como na autoestima e na socialização dos alunos. Além disso, o convívio com os cavalos também estimula as emoções e dá mais autonomia aos participantes do projeto”, afirma a técnica da modalidade, Silvia Karina Pereguda Luciani.
Os interessados em participar do projeto podem buscar informações com a Seidep pelo telefone (47) 3381-6696.
Horário das aulas
Segunda a quarta-feira, das 8h às 11h15 e das 13h30 às 16h45;
Quinta-feira, das 13h30 às 16h45.