Câmara de Blumenau aprova reestruturação que promete modernizar a gestão municipal

Foto/Rogério Pires/Divulgação

A Câmara de Blumenau aprovou na sessão desta terça-feira (24) três projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo que promovem uma reestruturação administrativa na cidade.

 As medidas incluem a revisão das competências dos órgãos públicos, a criação de novos serviços e a modernização da legislação de entidades já existentes, com o objetivo de otimizar recursos, eliminar sobreposições de funções e fortalecer a governança municipal, sem gerar impacto financeiro.

Entre as principais mudanças está a incorporação da Secretaria Municipal de Parcerias e Concessões pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além da transformação da Controladoria-Geral em Secretaria de Controle, Transparência e Integridade. Também foi aprovada a criação do Blumenau Eventos como serviço social autônomo, substituindo a antiga PROEB e oferecendo maior flexibilidade para a gestão de eventos como a Oktoberfest e o Natal em Blumenau. 

Já o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) passará a contar com uma legislação unificada e um novo modelo gerencial, com a criação de um cargo adicional de direção e adequação salarial. Segundo o Executivo, a proposta mantém o número de cargos e funções, não gera aumento de despesas públicas e é essencial para acompanhar os investimentos em infraestrutura e modernização dos serviços municipais.

Durante a discussão em plenário, o líder do governo, vereador Flávio Linhares – Flavinho (PL), destacou o diálogo e a transparência no processo. “Trouxemos aqui o procurador-geral do município para tirar eventuais dúvidas que restaram sobre esse projeto na semana passada. Houve ampla discussão. Peço voto favorável dos senhores para reduzir a burocracia e aumentar a autonomia do Executivo, para que possamos resolver os problemas da cidade como um todo”, declarou. 

Já o vereador Bruno Win (NOVO) elogiou o avanço, mas cobrou maior ousadia. “Durante a campanha o prefeito parecia mais incisivo em relação à reforma administrativa. Achei acanhada. Poderia ter cortado mais secretarias e reduzido ainda mais os gastos. Espero que esta seja apenas a primeira etapa, e que venham outras mais robustas”, afirmou. Os projetos, aprovados em redação final, seguem para sanção do prefeito.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem