Junho traz respiro ao bolso do consumidor: inflação em queda pela primeira vez após meses

Foto/Valter Campanato/Agência Brasil/Divulgação

A prévia da inflação de junho ficou em 0,26%, uma queda de 0,1 ponto percentual na comparação com o mês de maio.  

Nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), acumula alta de 5,27%. A prévia da inflação foi divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sete dos nove grupos pesquisados apresentaram alta no mês de junho. Influenciaram positivamente os subitens: energia elétrica residencial, devido à mudança na bandeira tarifária, com avanço de 3,29%, seguida de café moído, ônibus urbano, taxa de água e esgoto, refeição e plano de saúde.

Já o grupo Alimentação e bebidas registrou a primeira queda, após nove meses consecutivos de alta. Influenciaram as reduções nos preços do tomate, do ovo de galinha e do arroz. No grupo Transportes, o destaque é a queda nos preços da gasolina, com redução de 0,52%.

Em junho do ano passado, a prévia da inflação foi de 0,39%.

O IPCA-15 refere-se às famílias com rendimento de um a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. 

Edição:

Fábio Cardoso/ Sumaia Villela/Agência Brasil

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem