![]() |
Foto/Divulgação |
O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) formou na segunda-feira, dia 24, 103 adolescentes entre 14 e 17 anos de idade da terceira e da quarta turma de 2025. Destes alunos, 50 foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios, com três já contratados. As aulas ocorreram em abril e maio com carga horária total de 60 horas.
O objetivo do PIT é capacitar os adolescentes sobre as temáticas relacionadas ao mundo do trabalho. Para isso, os adolescentes receberam treinamento sobre marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, bem como instruções técnicas sobre empresas e orientações sobre vagas de estágio e jovem aprendiz.
"Para muitos desses jovens, esse é o primeiro certificado que estão recebendo, mas tenho certeza que eles poderão conquistar muito mais na vida deles. Nós pedimos para que os adolescentes nunca deixem de estudar e que escolham as pessoas certas que irão participar da caminhada da vida com eles”, comentou a prefeita em exercício Maria Regina de Souza Soar, que participou da formatura.
Este programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Gerência de Inclusão Social, e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O programa teve início em 2005 e já formou 9.017 adolescent
“Esse curso ensina para os jovens temas que eles levarão para toda a vida no mercado de trabalho. Para nós é muito bom ver que desde cedo eles já estão em busca dessa qualificação e que os pais apoiam os adolescentes na caminhada do conhecimento”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo.
Como participar do PIT
Os adolescentes entre 14 e 17 anos que tiverem interesse em participar podem procurar o Cras de referência do bairro ou entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social da Semudes pelos telefones 3381-6619, 99259-5660 ou 99779-5179 (WhatsApp). As famílias são atendidas e passam por avaliação socioeconômica para acesso ao vale-transporte conforme necessidade, agendamento para inclusão no Cadastro Único e preenchimento da intenção de vaga no curso PIT.
A equipe da gerência faz a identificação de disponibilidade de vagas por turma e faz a inscrição dos adolescentes no curso. Eles também acompanham os adolescentes e as famílias nas demandas do mundo do trabalho durante o período do curso PIT e após a trajetória.