![]() |
Foto/Samae/Divulgação |
O Samae iniciou nesta semana as obras para reformar uma das primeiras estruturas desenvolvidas para reservar água em Blumenau. Construído na década de 1970, o reservatório R1-A tem capacidade para armazenar 4 milhões de litros de água tratada. Instalada a 1.846 metros da ETA 2, em um terreno na parte alta do bairro Itoupava Seca, a estrutura tem formato retangular e é o segundo maior reservatório do sistema da cidade.
Atualmente, o reservatório R1-A atende pouco mais de 32,4 mil economias de dez bairros. São eles: Centro, Velha, Vila Nova, Victor Konder, Itoupava Seca, Do Salto, Itoupava Norte, Fortaleza, Tribess e Nova Esperança.
A reforma vai se concentrar na recuperação da estrutura do reservatório. Com o investimento de pouco mais de R$ 3 milhões, as obras devem ser concluídas dentro de 150 dias. A empresa Basew Engenharia, de Florianópolis, é quem vai executar os trabalhos.
“Os reservatórios são estruturas que estão em contato constante com a água, fato este que exige especial atenção, pois, a água constitui meio para muitas das reações químicas que podem comprometer as estruturas. Além disso, a reforma visa dar mais segurança e eficácia ao reservatório”, diz a diretora técnica do Samae, Samantha Ferretti.
Recuperar uma estrutura como o R1-A é essencial para o sistema de abastecimento. Evita desperdícios, assegura melhores condições para a reservação de água tratada e, consequentemente, fortalece o sistema de abastecimento da cidade.
“Assim como ampliar e modernizar o sistema, reformar as estruturas existentes é essencial. Dá segurança para a operação e deixa o sistema mais robusto para lidar com o aumento de demanda por água tratada”, afirma o diretor-presidente do Samae, Alexandre de Vargas.
A reforma não deve impactar o abastecimento da região, já que o Samae de Blumenau investiu no incremento de reservação na Região de Abastecimento 1, com a construção do reservatório R1-B, no bairro Fortaleza, que tem capacidade para reservar 3 milhões de litros de água.
O Samae solicita que o consumidor que tiver algum problema faça contato pelos canais oficiais da autarquia: ligue para o número 115 ou mande mensagem pelo WhatsApp do setor de Manutenção, que atende pelo número (47) 99997-1621.