Segurança nas escolas em debate: jovens parlamentares trocam experiências

Foto/Giovanni Custódio | CMB

A Câmara de Blumenau foi palco, nesta quarta-feira (25), da 11ª edição da Conferência Regional de Vereadores Mirins. 

O evento reuniu cerca de 100 estudantes dos municípios de Blumenau, Gaspar, Rio do Oeste, Ascurra, Doutor Pedrinho, Pomerode e Ituporanga, em um dia dedicado à troca de experiências e ao fortalecimento da educação para a cidadania. 

A conferência foi promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio do Núcleo de Educação para a Democracia, em parceria com o Programa Vereador Mirim da Câmara de Blumenau.

Com o tema central “segurança nas escolas”, a programação incluiu palestras e oficinas sobre cyberbullying, saúde mental e cultura de paz, com o objetivo de preparar os jovens parlamentares para levar esses debates às suas realidades escolares. “É um tema atual que precisa ser trabalhado. Teremos o dia inteiro com palestras e dinâmicas para auxiliar os vereadores mirins de Blumenau e do Vale a levar essas discussões para dentro das escolas”, destacou o assessor da Câmara Mirim de Blumenau, Igor Felipe Stank.

O presidente da Câmara, vereador Ailton de Souza – Ito (PL), destacou o papel do encontro como instrumento de integração entre os municípios e incentivo à formação cidadã. “Esse encontro promovido pela Alesc é um intercâmbio entre os municípios que possuem Câmara Mirim. É uma forma de fortalecer esses jovens para que levem mais essa experiência para suas cidades. Blumenau, como pioneira nesse modelo em Santa Catarina e no Brasil, dá total apoio à iniciativa. Esperamos que o dia seja proveitoso para todos”, afirmou.

A gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo da Alesc, Cleonise Kades, reforçou o valor pedagógico do encontro. “Reunir os vereadores mirins e promover o diálogo entre diferentes culturas e costumes dos municípios participantes é um aprendizado essencial para a vida adulta”, pontuou.

A vereadora mirim de Blumenau, Maria Luiza Schemes Salvador, também avaliou positivamente a experiência. “É interessante conhecer novas pessoas com outros costumes e ver como funciona em outras Câmaras Mirins. A gente percebe que o que passamos na nossa Câmara é diferente. Todos aprendem nesses encontros. O tema da segurança é muito importante e precisa ser estudado e discutido pelos alunos também, não só por quem dirige a escola”, concluiu

A conferência contou ainda com uma oficina coletiva no período da tarde, em que os participantes trabalharam em grupos para desenvolver propostas de intervenção voltadas à promoção de uma cultura de paz nas unidades escolares.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem