Um grito por mudança: a Câmara de Blumenau ouve os anseios da comunidade na Fortaleza

Foto/Rogério Pires/Diivulgação

Um importante espaço de fala e de escuta foi criado pela Câmara de Blumenau ao levar a sessão itinerante, na noite desta quarta-feira (25), a Sociedade Recreativa Cultural Fortaleza. Moradores da região e representantes de associações tiveram a oportunidade de expor aos vereadores as principais necessidades da comunidade.

O atendimento começou com os gabinetes itinerantes, onde o público pôde registrar suas demandas. Também teve distribuição gratuita de mudas de plantas, em mais uma ação do Junho Verde, promovido pela Câmara de Vereadores, no sentido de aumentar a conscientização e as práticas voltadas à preservação do meio ambiente.

Entretanto, o ponto alto do encontro foi a reunião, quando pessoas da comunidade ganharam voz. Os problemas mais recorrentes nos depoimentos estavam relacionados à mobilidade urbana, pavimentação, atendimentos de saúde, transporte coletivo, iluminação pública, segurança e regularização fundiária. 

Um dos relatos mais impactantes foi sobre o CEI Walter Rosemann, que atende 76 crianças de 0 a 4 anos, em um “espaço precário e insalubre”, de acordo com as palavras da diretora Gislaine Floriano Scholemberg. Foram apontados graves problemas estruturais no imóvel, que requer a construção de novos ambientes.

Diante dessa situação, o presidente da Câmara, vereador Ailton de Souza - Ito (PL), determinou que os vereadores da Comissão de Educação façam uma visita ao local. Assim como as outras demandas, todas as solicitações serão transformadas em indicações, requerimentos e até projetos de lei para atender os pedidos da comunidade.

Homenagens

Em uma noite muito especial, a Câmara de Blumenau ainda prestou homenagens a duas pessoas da comunidade da região do bairro Fortaleza com moções de louvor. Ambas foram propostas pelo vereador Adriano Pereira (PT) e aprovadas pela maioria dos parlamentares no plenário.

Confira abaixo um breve histórico de cada homenageado: 

Marco Aurelio Schmitt: dedica sua vida ao serviço da Igreja. Foi ordenado presbítero da Diocese de Blumenau em 6 de fevereiro de 2021. Desde então, tem servido com empenho na Paróquia São Francisco de Assis, onde já atuou como vigário paroquial, administrador paroquial e, atualmente, exerce a função de pároco.

Rolf Koegler: sua trajetória de serviço inclui a participação na Comunidade São Francisco de Assis, sendo um de seus diretores desde 1981. Também foi um dos fundadores da Associação de Moradores do Bairro Fortaleza. Em 2008, foi ordenado diácono pela Diocese de Blumenau. Mesmo após o diagnóstico de câncer intestinal em 2014, Rolf transformou a dificuldade em missão, liderando a Associação da Pessoa Ostomizada de Blumenau (APOBLU) – onde atua como presidente desde 2019.

Agende-se

A próxima sessão itinerante será no dia 30 de julho, a partir das 19h na SCI Sistemas, para atender a comunidade do bairro Bom Retiro e Centro.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem