Universidade Gratuita: CCJ da Alesc aprova responsabilização do Estado por dívidas de candidatos

Foto: Jeferson Baldo / Agência AL/Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (24), o parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar 009/2025, de autoria do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). A proposta tem como objetivo promover correções urgentes no Programa Universidade Gratuita e no Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior em Santa Catarina (FUMDESC).

O texto apresentado pelo parlamentar foca em dois pontos centrais: a retirada da exigência de matrícula prévia no curso desejado como condição para concorrer à bolsa e o ressarcimento, por parte do Governo do Estado, aos estudantes que, mesmo atendendo a todos os critérios, assumiram compromissos financeiros para se inscrever no, mas acabaram não sendo contemplados com o benefício. Há registros de dívidas que ultrapassam os R$ 70 mil, acumuladas por famílias que agiram de boa-fé e apostaram no acesso à política pública.

“Não se trata de ser contra o Universidade Gratuita – muito pelo contrário. A proposta é boa, tem mérito e representa um avanço importante. Mas, como toda política pública, precisa ser aprimorada para realmente cumprir sua finalidade de garantir justiça social e acesso ao ensino superior para quem mais precisa. É urgente corrigir distorções e proteger famílias que, acreditando no programa, hoje estão mergulhadas em dívidas impagáveis”, afirmou o deputado Napoleão Bernardes, na ocasião.

Com a aprovação na CCJ, o PLC segue agora para análise da Comissão de Finanças e Tributação. O deputado reforçou a importância de uma tramitação célere da proposta. “Estamos dando o primeiro passo, e ele é decisivo. Não podemos virar as costas para tantos catarinenses que tiveram sua esperança frustrada e sua dignidade comprometida por falhas de execução. Corrigir isso é um dever do Estado”.

Criação de Grupo de Trabalho

A Assembleia Legislativa deve criar, em breve, um grupo de trabalho para avaliar as sugestões de alterações apresentadas ao Programa Universidade Gratuita e ao Fumdesc, durante audiência pública realizada na tarde desta terça, no Plenário Deputado Osni Régis.

O encontro mobilizou estudantes de todas as partes do estado e abordou também temas complementares, como a necessidade de aprimoramento dos sistemas de controle e fiscalização das bolsas, a fim de evitar inconsistências e possíveis fraudes, como as apontadas em relatório produzido recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem