Desvendando o esgoto: CPI na Câmara começa a sua jornada investigativa de 120 dias

Foto/Divulgação

A Câmara de Vereadores de Blumenau anunciou, nesta terça-feira (01/07), durante sessão ordinária os vereadores que vão compor a Comissão parlamentar de inquérito (CPI) do Esgoto em Blumenau.

A comissão será composta por cinco parlamentares:

– Bruno Cunha (Cidadania);

– Diego Nasato (Novo);

– Egídio da Rosa Beckhauser (Republicanos);

– Flávio José Linhares, o Flavinho (PL);

– Marcelo Lanzarin (PP).

Conforme o regimento interno da Câmara de Vereadores, a CPI terá duração de 120 dias para realizar os trabalhos que foram apresentados no requerimento de instauração da comissão.

CPI do Esgoto

Devido à deliberação da Mesa Diretora, a comissão será composta por cinco membros, pois o número de integrantes não foi especificado no requerimento inicial. A composição deverá respeitar a representação proporcional de partidos e blocos parlamentares, nos termos do artigo 53 do Regimento Interno.

De autoria dos vereadores Diego Nasato (Novo) e Bruno Win (Novo), o pedido de abertura da CPI foi subscrito por 14 parlamentares, número superior ao mínimo exigido pelo Regimento Interno para tramitação.

O objetivo principal da CPI é investigar o possível descumprimento do contrato de concessão, que previa a coleta de esgoto por meio de rede tubular, mas que estaria sendo substituída, de forma parcial, pelo uso de caminhões para o esvaziamento de fossas e filtros. 

A comissão também vai apurar os efeitos da Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) e do 5º Termo Aditivo ao contrato firmado entre a Prefeitura de Blumenau, o Samae, a BRK Ambiental Blumenau S.A. e a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir).

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem