![]() |
Foto/Reprodução/Divulgação |
A Comissão Legislativa Temporária Especial de Acompanhamento da Prestação dos Serviços de Telefonia no município de Blumenau reuniu-se na manhã desta terça-feira (8) com representantes das operadoras Claro, Vivo e Tim, de forma online. Participaram presencialmente, além dos vereadores, o coordenador do Procon de Blumenau, Cezar Campesatto, e sua equipe.
Na pauta da reunião estiveram temas como melhorias na cobertura da telefonia móvel, qualidade no atendimento ao consumidor e mais transparência nos serviços prestados pelas operadoras. As empresas também apresentaram seus planos de investimento no município, incluindo a ampliação da rede e a adoção de novas tecnologias. Outro ponto abordado foi a questão das fiações soltas nos postes, que geram diversos transtornos à população.
A comissão é composta pelos vereadores Adriano Pereira (PT), presidente; Gilson de Souza (União Brasil), vice-presidente; e Diego Nasato (NOVO), relator. Criada pela Resolução Legislativa nº 542/2025, a comissão tem prazo de 90 dias para concluir seus trabalhos.
Durante o encontro, os vereadores fizeram um balanço de conquistas anteriores, como a instalação de novas antenas em regiões como Nova Esperança, Velha Grande, Passo Manso e Progresso. No entanto, ressaltaram que ainda são necessários avanços significativos, especialmente em áreas como Vila Itoupava, Itoupavas, Itoupava Central e Bom Retiro, onde há deficiência na cobertura e infraestrutura.
O coordenador do Procon destacou a importância da comissão como aliada no trabalho de aproximação com as operadoras. Ele manifestou o desejo de que essas empresas tenham presença mais ativa na cidade e mantenham um canal de relacionamento com o órgão, ainda que não presencial, para agilizar as tratativas com os consumidores.
Campesatto também explicou que o Procon, em conjunto com a Secretaria de Planejamento Urbano e a Celesc, está realizando uma operação de fiscalização para notificar os compartilhadores de infraestrutura. No entanto, apontou dificuldades diante da grande quantidade de cabos soltos, colocados de forma irregular e sem identificação, o que sobrecarrega o serviço público — sendo que essa responsabilidade é das operadoras.
Durante a reunião, foi mencionado que municípios da região têm firmado acordos de cooperação entre operadoras para contratar, de forma conjunta, equipes especializadas na revisão e organização dos cabeamentos nas cidades, já que muitos fios não estão devidamente identificados ou catalogados.
Planos de investimentos e organização dos cabos
A reunião também teve como objetivo ouvir das operadoras os planos de investimento a curto e médio prazo, bem como os projetos relacionados à implantação de novas tecnologias em áreas ainda não atendidas de Blumenau.
A representante da Vivo, Laiana Souza, informou que a operadora conta com 94 sites (estações rádio-base) em Blumenau, com tecnologias 2G, 3G, 4G e 5G. Segundo ela, em 2024 foram ativados cinco sites com 5G, ampliada a rede 4G, instalados dois novos sites com 3G e 4G, e mais um site com 4G. Já em 2025, até o momento, houve 14 ativações de 5G em sites existentes, instalação de um novo site com 3G e 4G e ampliações na rede 4G. Para o segundo semestre, estão previstos dois novos sites com 4G e 5G e outras nove ativações de 5G em estruturas já existentes, em localidades como Fortaleza Alta, Bom Retiro e Tribess.
A representante da TIM, Fabiana Arruda, adiantou que a operadora prevê três novos sites ou atualizações tecnológicas em Blumenau, com entregas previstas para julho, setembro e outubro. Os endereços ainda serão encaminhados por ofício à comissão, junto ao planejamento completo da operadora para o restante do ano.
As representantes da Vivo e da TIM afirmaram que os cabos das grandes operadoras são identificados e que não enfrentam dificuldades quanto à organização da rede. Fabiana acrescentou ainda que a TIM realiza vistorias quinzenais com empresas terceirizadas para garantir a conformidade dos cabos. Ela reforçou ainda que o debate sobre reordenamento dos fios deve incluir a concessionária de energia, já que é a responsável legal pela fiscalização dos postes.
Já a representante da Claro, Luanne Batista, apresentou o panorama atual da cobertura na cidade e os investimentos previstos para 2025. Segundo ela, a operadora possui 82 sites ativos em Blumenau. Neste ano, foram feitas 17 ampliações nas redes 4G e 5G. Até o fim do ano, estão previstos sete novos sites em regiões como Progresso, Passo Manso, Velha Central, Fortaleza e Morro do Cachorro, com alguns deles contemplando duplicação de cobertura. Entre as ativações já realizadas, destacam-se os novos sites na Vila Itoupava e Itoupavazinha. Luanne também reforçou o compromisso da Claro com a limpeza dos fios e garantiu que todos os cabos da empresa estão devidamente identificados nos postes.
Ao final da reunião, o presidente da comissão agradeceu a presença das operadoras neste primeiro encontro, que teve como objetivo estreitar laços com a Câmara e o poder público para avançar nas soluções relativas à telefonia em Blumenau. As operadoras se colocaram à disposição para responder aos questionamentos e colaborar com os trabalhos da comissão. A data da próxima reunião da comissão ainda não foi definida.
OUÇA A AVALIAÇÃO FEITA NO FINAL DO ENCONTRO, PELO PRESIDENTE DA COMISSÃO, ADRIANO PEREIRA:
Ouça "Fios soltos e telefonia: Câmara busca soluções em reunião com operadoras" no Spreaker.