Parajesc e Jesc: dupla onda de emoção e inclusão nas competições escolares de Blumenau

Foto/Giovanni Silva/Divulgação

A Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias Municipais do Esporte (SME) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), e em parceria com a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), promoveu na noite desta sexta-feira, dia 4, a cerimônia de abertura das etapas estaduais dos Jogos Escolares de Santa Catarina, na categoria 12 e 14 anos (Jesc 12-14 anos), e dos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares (Parajesc). 

As competições serão realizadas em Blumenau entre os dias 4 e 14 de julho e devem reunir mais de 3 mil atletas de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o Estado. 

A solenidade de abertura teve apresentações culturais e artísticas, incluindo a participação do projeto Dança nos Bairros, iniciativa da Pró-Família que atende 150 alunos com idade entre 11 a 15 anos, sob a tutela da professora Franciele Laguna.

“Blumenau tem orgulho de ser palco destes grandes eventos esportivos, que valorizam nossos jovens e também promovem a inclusão. Que todos os estudantes sejam bem-vindos e desfrutem desta oportunidade de representar suas escolas e cidades no Jesc e no Parajesc”, disse o prefeito Egidio Ferrari.

Principal competição esportiva escolar de Santa Catarina, os Jesc vão reunir cerca de 3 mil estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o Estado, que se enfrentarão em 17 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez. A programação completa está no site da Fesporte - http://fesporte.sc.gov.br/. 

As modalidades individuais começaram a ser disputadas na tarde desta sexta-feira e seguem até domingo, dia 6. Já a disputa das modalidades coletivas inicia na quinta-feira, dia 10, seguindo até a segunda-feira, dia 14. As provas serão realizadas em diversos pontos na cidade, como no Centro Esportivo Bernardo Werner (Sesi), no Ginásio do Galegão e em escolas, entre outros. A exceção é o atletismo, que será disputado no Complexo Esportivo de Timbó.

“Sediar a maior competição escolar do Estado é muito gratificante. São mais de 3 mil estudantes, de todas as regiões de Santa Catarina, disputando diversas modalidades. É o esporte revelando talentos, mas acima de tudo promovendo a saúde, disciplina e integração destes adolescentes”, pontua o secretário do Esporte, Sérgio Galdino. 

Já o Parajesc será neste fim de semana, com as provas sendo disputadas no sábado, dia 5, e domingo. De acordo com a Fesporte, 640 pessoas de 48 municípios catarinenses estarão envolvidas nos Jogos, sendo 440 paratletas e 220 técnicos, membros de staffs e acompanhantes dos atletas. 

Ao todo, serão disputadas cinco modalidades: atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa e parabadminton. Assim como no Jesc, as provas do atletismo serão disputadas em Timbó, enquanto as demais ocorrem em Blumenau. O quadro segue o programa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), mas somente as cinco modalidades atingiram o número suficiente de inscritos para a competição.

“Receber o Parajesc em Blumenau reforça o nosso compromisso com a inclusão e com o fortalecimento do paradesporto escolar. É uma oportunidade para valorizarmos o potencial e o talento dos paratletas catarinenses. Serão dias de emoção e muitas conquistas”, destaca a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem