Cenário de deslizamento e resgate: Blumenau testa prontidão em grande simulado

Foto/Giovanni Silva/Divulgação

Treinamento reuniu 18 entidades com situações de resgate, atendimento e acolhimento aos moradores supostamente afetados

Logo no início da manhã deste sábado, dia 5, a Defesa Civil de Blumenau foi acionada pelo telefone 199. A comunidade do bairro Nova Esperança precisava de ajuda depois de uma chuva de 150mm em 24 horas e várias ocorrências de deslizamento e soterramento. Os protocolos oficiais foram iniciados, com a ativação do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) e, em seguida, com a saída dos moradores em direção ao abrigo na EEB Hermann Hamann.

Esse foi o cenário inicial do Simulado da Defesa Civil, realizado durante toda a manhã de sábado e que envolveu 18 entidades especializadas em resgate e ação em situações de desastres naturais. O prefeito Egidio Ferrari analisou positivamente o simulado e a mobilização das equipes e dos moradores. “A gente nunca espera passar por situações como essa, mas sempre é bom estar preparado. Esse tipo de ação é fundamental e é o que torna a nossa Defesa Civil como uma referência no Brasil inteiro”, considera.

As ações simuladas seguiram uma linha do tempo de uma situação real. Após a evacuação, as famílias que chegavam no abrigo começaram a ser cadastradas. Enquanto isso, teve início a primeira ocorrência na Rua Júlio Michel, onde um carro foi soterrado com duas vítimas afetadas, sendo uma delas presa às ferragens, necessitando o resgate por parte dos bombeiros e também do Samu, fazendo o primeiro atendimento e posteriormente o encaminhamento aos hospitais Santa Isabel e Santo Antônio. 

Minutos depois, outra ocorrência fictícia com um deslizamento de terra na Rua Nésio Antunes das Silva. Neste cenário, três vítimas foram encontradas soterradas em estado grave, inclusive com um óbito registrado. Aí entrou em ação a aeronave Águia da Polícia Militar para fazer o encaminhamento ao hospital. Próximo desta área, uma nova situação, agora com duas pessoas com fraturas perdidas na mata.

A última ocorrência foi simulada na Rua Henrique Reif, onde duas vítimas e um animal teriam ficado sob os escombros de uma edificação parcialmente destruída. Após o resgate das vítimas, o encaminhamento foi ao hospital de campanha montado pelo 23º Batalhão de Infantaria, em uma área anexa à escola. 

Por fim, uma reunião do Grac no final da manhã avaliou os resultados e fez a desmobilização das equipes envolvidas. “Saímos do treinamento satisfeitos com o resultado e com a resposta de cada instituição, pois o objetivo é esse, é colocar em prática os protocolos que cada entidade já executa naturalmente”, analisa o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina.

Foto/Giovanni Silva/Divulgação

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem