Tradicional e inovador: Oktoberfest Blumenau apresenta Kochkäsewagen nos desfiles oficiais

Imagem/Divulgação

A Oktoberfest Blumenau vai ganhar uma novidade nos desfiles oficiais: o grupo Kochkäsewagen foi o projeto escolhido para integrar a lista de atrações. 

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 10, pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica, em uma publicação no Portal da Transparência. Conforme previsto no edital, está aberto o prazo de cinco dias úteis para recurso, a partir do primeiro dia útil seguinte à publicação do resultado. 

A escolha do novo carro alegórico foi realizada por meio de concurso, com avaliação técnica e artística conduzida por uma comissão formada por especialistas e representantes da Sectur e da Proeb. Sete projetos participaram da seleção, e o carro vencedor poderá participar dos desfiles por até cinco edições da Oktoberfest. Caso a montagem do carro seja concluída dentro do cronograma, a estreia está prevista já para a edição de 2025.

O diretor-geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther comenta que a cada edição da Oktoberfest o intuito é fortalecer a tradição, mas também trazer novidades que encantem o público e valorizem a criatividade local. “O concurso para um novo carro alegórico é um exemplo disso, promove a participação da comunidade e garante que os desfiles sigam surpreendendo, com responsabilidade técnica e respeito à nossa cultura”, destaca. 

Sobre o concurso

O processo teve início com a entrega da documentação e dos projetos técnicos no dia 13 de junho. Nessa etapa, os grupos interessados apresentaram croquis da atração e dos trajes típicos, além da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), assinada por engenheiro mecânico, conforme exigido no edital. As propostas passaram por análise documental preliminar. Nesta fase, dois grupos foram desclassificados por pendências na documentação, Bratwrustwagem e Capywagen. Os demais seguiram para a etapa de avaliação técnica. 

As apresentações orais ocorreram no dia 3 de julho, com base em sete quesitos definidos no edital, sendo eles: viabilidade técnica, criatividade, adequação à tradição germânica, estética dos trajes, clareza do projeto, originalidade e coerência temática.

Na fase final, os grupos Heringsbrot e Münchenwagen foram desclassificados por não atenderem aos limites dimensionais estipulados no edital. Já os três projetos classificados apresentaram alto nível técnico e artístico, tendo o grupo Kochkäsewagen a maior pontuação, seguido do Bretzelwagen e em terceiro o Brezelwagen.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem