Ação na saúde pública: castrações em Blumenau refletem compromisso com bem-estar animal

Foto/Divulgação

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), já atendeu 738 animais pelo novo programa de castrações. Lançada em maio deste ano, a ação integra a política pública de controle populacional de animais e tem como objetivo atender pets de famílias de baixa renda, cães comunitários e animais resgatados por ONGs e protetores independentes.

“Com essa iniciativa, Blumenau avança no cuidado responsável com os animais, alcançando o público que mais precisa, que são as famílias em vulnerabilidade social. Além de contribuir para a promoção do bem-estar animal e refletir na saúde pública como um todo”, destaca o prefeito Egidio Ferrari.

As castrações são realizadas em clínica conveniada com o município, de segunda a sexta-feira. Para usufruir do serviço, é preciso que a família esteja inscrita no Cadastro Único (CADÚnico) e tenha renda mensal de até R$ 5 mil. O programa prevê a castração de até três animais por núcleo familiar. O agendamento é feito de forma simples e rápida em horário comercial: via WhatsApp, pelo número (47) 99701-2262; ou pelo telefone 156, opção 1.

Conforme explica o diretor de Bem-Estar Animal, Carlos Sansão, a secretaria está com edital de credenciamento aberto para aumentar o número de estabelecimentos e assim poder ampliar o atendimento. “As clínicas interessadas podem consultar o edital número 08/2025, publicado no Portal da Transparência. Para participar do chamamento público é preciso ter sede em Blumenau e cumprir requisitos legais, como estrutura física adequada, equipe técnica especializada e regularidade fiscal e jurídica”. Além da castração, o convênio prevê atendimento médico veterinário para animais resgatados pelo Cepread.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem