Atleta blumenauense traz medalha de bronze e fortalece a tradição esportiva da cidade

Foto/Divulgação

Atleta da Associação Atletismo de Blumenau (AABLU/SME Blumenau), a blumenauense Luana de Moura, de 22 anos, conquistou nesta quarta-feira, dia 20, a medalha de bronze na prova do salto com vara dos Jogos Pan-Americanos Júnior, disputados em Assunção, no Paraguai. Essa foi a sexta medalha conquistada por atletas de Blumenau na competição.

Luana garantiu o bronze para o Brasil após atingir a marca de 3,90 metros. Ela foi superada pelas canadenses Jennifer Elizarov, ouro com a marca de 4,45 metros (novo recorde do campeonato), e Heather Abadie, prata com 4 metros.

“Parabenizamos a Luana por essa grande conquista. Ela mostrou, mais uma vez, a força do esporte de Blumenau, levando o Brasil ao pódio em uma competição internacional. É motivo de muito orgulho para a cidade ver nossos atletas representando tão bem o país e mostrando que Blumenau é referência no esporte”, comemora o secretário do Esporte, Sérgio Galdino.

Nascida em Blumenau, Luana iniciou a trajetória esportiva na EBM Machado de Assis. Aos 16 anos, ingressou na AABLU e passou a ser treinada pelo professor Pedro Honório Nascimento, se destacando e conquistando importantes resultados no cenário estadual e nacional. Com base no desempenho, foi convocada para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior, maior competição da categoria nas Américas.

Outros três atletas de Blumenau foram convocados para representar o país na competição. Assim como Luana, todos foram medalhistas. Daniel Passold Filho (um ouro e duas pratas) e Giulia Alves (bronze), no remo; e Maria Clara Martins de Oliveira (ouro), no handebol. Técnico do remo, Roque Zimmermann também integrou a delegação brasileira.

“O esporte de Blumenau mais uma vez mostra sua força e seu talento, com seis medalhas conquistadas nos Jogos Pan-americanos Júnior. Parabéns aos atletas e treinadores por todo o esforço e dedicação que resultaram nesses resultados históricos para Blumenau. Que isso sirva de inspiração para nossas crianças e jovens”, destaca o prefeito Egidio Ferrari.

Brasil nos Jogos

O Brasil lidera o quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos Júnior, com 59 ouros, 34 pratas e 46 bronzes (139 ao total). A Colômbia ocupa a segunda colocação, com 36 ouros, 21 pratas e 29 bronzes (86 medalhas), seguida pelos Estados Unidos, que soma 35 ouros, 33 pratas e 31 bronzes (99 medalhas).

 Brasil busca o bicampeonato dos Jogos. Na primeira edição da competição, disputada em Cali (Colômbia), o país ficou na primeira colocação com 164 medalhas no total, sendo 59 de ouro, 49 de prata e 56 de bronze.

São 42 modalidades (individuais ou coletivas) disputadas. O Pan Júnior também distribuirá 231 vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem