![]() |
Foto/Reprodução/Divulgação |
O vereador Alexandre Matias é autor da Lei 9717/25, promulgada na Câmara Municipal, que prevê a instalação de câmeras de segurança e monitoramento nas unidades educacionais da rede municipal de ensino. Na Sessão Ordinária, desta quinta-feira, dia 21, Matias utilizou a Tribuna para mais uma vez defender a necessidade das câmeras nas salas de aula das escolas e centros de educação infantil de Blumenau.
Durante seu pronunciamento Matias manifestou seu descontentamento com a ação judicial que o Sintraseb ingressou no Tribunal de Justiça de Santa Catarina contra a instalação das câmeras. “O futuro das nossas crianças merece responsabilidade e não ideologia. E não podemos confundir a liberdade de cátedra com a falta ou ausência de transparência. A instalação de câmeras não afronta a liberdade de ensinar. Pelo contrário, fortalece a confiança da sociedade na escola pública, preserva a integridade de professores e alunos, e assegura que o direito à educação seja exercido em um ambiente protegido e respeitado. Quem se opõe a isso precisa explicar à população: por que tem medo da transparência? ”, destacou o vereador.
Matias volta a defender o assunto, após um vídeo que viralizou nas redes sociais, com um conteúdo sensível onde uma professora agride violentamente uma criança de 4 anos na cidade de Caxias do Sul-RS. A violência só foi constatada pela direção da creche e a família da criança graças a uma câmera de áudio e vídeo instalada na sala de aula. Casos como este reforçam a importância das câmeras.
As câmeras nas escolas não têm o objetivo de vigiar professores, mas sim de proteger alunos e profissionais da educação, garantindo um ambiente mais seguro e transparente. Vivemos em tempos em que a violência escolar é uma preocupação real, em que pais e mães clamam por mais segurança.
Se em todos os espaços públicos e privados — ruas, praças, hospitais, empresas, repartições — a presença de câmeras é aceita e até exigida, por que dentro da escola seria diferente? O ambiente escolar deve ser um dos lugares mais seguros da sociedade, e a instalação de câmeras é uma ferramenta de proteção. Não estamos falando de vigiar conteúdo ou controlar didáticas, mas de proteger vidas e garantir que pais, alunos e professores tenham mais tranquilidade e segurança.