![]() |
Foto/Rogério Pires/Arquivo CMB |
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores de Blumenau, que investiga possíveis irregularidades no contrato de concessão do serviço de esgotamento sanitário no município, convocou o atual presidente do Samae, Alexandre de Vargas, para prestar esclarecimentos na próxima reunião do colegiado.
A oitiva será realizada na próxima terça-feira (12), a partir das 10h, no Plenário da Câmara. A convocação de Vargas ocorre em substituição à do presidente da Comissão de Esgotamento Sanitário (SPES) do Samae, indicado para intimação anteriormente, mas que se encontra em licença-paternidade.
A presença do presidente do Samae foi solicitada em razão de sua posição de liderança à frente da autarquia e de sua responsabilidade direta na gestão do contrato com a BRK Ambiental – empresa concessionária do serviço na cidade. Alexandre de Vargas assumiu a presidência do Samae em 2 de janeiro de 2025, conforme divulgado oficialmente pelo órgão.
O presidente da CPI, vereador Diego Nasato (NOVO), destacou a importância da oitiva para esclarecer o papel do Samae nas decisões que levaram à formalização do 5º Termo Aditivo do contrato, especialmente quanto à alteração do modelo técnico de universalização do serviço e os impactos tarifários decorrentes.
A CPI segue desenvolvendo trabalhos técnicos e jurídicos, com a realização de análises documentais, oitivas de autoridades e representantes, além de garantir espaço para esclarecimentos sobre o contrato de concessão. Todas as reuniões são transmitidas ao vivo pela TV Legislativa, no canal aberto digital 4.2, canal 14 da NET e pelo YouTube.